CCMAR une-se ao dia pela transparência na experimentação com animais

Centro de investigação algarvio assinou um Acordo de Transparência

O Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR-Algarve) foi uma das cerca de mil instituições de todo o mundo, tanto públicas como privadas, que assinalaram ontem o Dia Mundial sobre Transparência na Experimentação com Animais, ao associar-se à iniciativa Be Open about Animal Research Day – Get on BOARD, coordenada pela Associação Europeia de Investigação Animal (EARA).

Com a assinatura do Acordo de Transparência e participação nesta iniciativa, o CCMAR «pretende desenvolver uma ciência aberta, através de uma política de transparência em relação ao uso de animais para fins de investigação», segundo o centro de imnvestigação algarvio.

«No CCMAR a experimentação com animais (peixes, cefalópodes) segue os padrões internacionais mais exigentes e estamos abertos ao escrutínio da sociedade. Por isso, associamo-nos ao dia mundial sobre transparência na experimentação com animais para fins biomédicos, para que os cidadãos fiquem cientes da sua importância e necessidade para a sociedade», afirma Adelino Canário, investigador e presidente da direção do CCMAR.

O programa contou com várias atividades, como sessões de perguntas, declarações de apoio de organizações internacionais e europeias, partilha de vídeos e de casos de estudos, onde estará incluído o trabalho desenvolvido pelo CCMAR sobre o estudo dos peixes na Antártida.

Para Kirk Leech, diretor executivo da EARA, «é ótimo ver a comunidade biomédica mundial a demonstrar o seu empenho em ser mais aberta e transparente em relação à utilização de animais de investigação».

Ao longo das últimas semanas, o CCMAR partilhou uma campanha nas redes sociais sobre o bem-estar dos peixes utilizados pelos seus investigadores para fins científicos.

A campanha conta com vários vídeos e «pretende mostrar ao público que o bem-estar dos animais utilizados nas nossas instalações é uma preocupação constante do nosso Centro e um ponto fulcral no desempenho das nossas atividades».

 

 



Comentários

pub