Castro Marim aumenta subsídio anual entregue aos Bombeiros Voluntários

Subsídio atribuído é o quádruplo da verba transferida por Castro Marim à AHB

A Câmara de Castro Marim aumentou o subsídio anual entregue aos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António (BVRSA) e Castro Marim, após a assinatura de um protocolo esta sexta-feira, 2 de Julho.

Será assim atribuído um subsídio anual de 180 mil euros, quadruplicando a verba transferida pelo município de Castro Marim à Associação Humanitária dos Bombeiros há quatro anos.

«Este é um apoio mais estável e que responde às necessidades e despesas inerentes ao serviço permanente de socorro que os Bombeiros Voluntários prestam no município de Castro Marim», disse Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal.

Estes serviços exigem um dispositivo permanente quer em meios, quer em recursos humanos, o que representa «um esforço económico elevado, não colmatado pelas transferências de estado», realça o município.

Castro Marim irá, ainda este ano, avançar com a construção de uma unidade local de formação na aldeia do Azinhal, com capacidade para formar agentes da Proteção Civil e dos Bombeiros nas mais variadas matérias.

Esta unidade local será também um quartel de pré-posicionamento de meios para eventuais catástrofes e poderá vir a ser uma unidade de alojamento para prestar apoio no território Algarve-Andaluzia.

A unidade irá reforçar a posição estratégica dos BVRSA no Algarve e colocar o Baixo Guadiana como centro de pré-posicionamento de meios, num investimento de 900 mil euros, cofinanciado pelo Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais (CILIFO).

 



Comentários

pub