Campanha “Reciclar é a Nossa Praia” termina este sábado em Monte Gordo

Iniciativa da Novo Verde está a sensibilizar os portugueses para a poluição dos mares e oceanos

“Reciclar é a Nossa Praia” em Faro

“Reciclar é a Nossa Praia” é a campanha da Novo Verde que está a sensibilizar os portugueses para a poluição dos mares e oceanos, através de sessões de educação ambiental e de diversas atividades pedagógicas, e que vai terminar este sábado, 24 de Julho, na praia de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António.

Esta campanha começou a 21 de Junho na praia de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e já percorreu 940 quilómetros de costa portuguesa, para sensibilizar os portugueses para a deposição correta dos resíduos, de forma a proteger um dos bens mais essenciais que possuímos: a água.

Antes de terminar em Monte Gordo, a iniciativa “Reciclar é a Nossa Praia” esteve esta sexta-feira, 23 de Julho, na praia de Faro, contando com um grupo de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) – Universidade do Algarve.

A participação do CCMAR pretende dar a conhecer melhor duas áreas de investigação complementares ao estudo do mar e dos recursos marinhos, das quais se destaca o desenvolvimento de etiquetas inteligentes que permitem informar o consumidor acerca das condições de transporte, embalamento e exposição a que o peixe esteve sujeito e, com isso, ajudar a combater um dos maiores problemas que afetam a população e o meio ambiente.

As sessões de educação e literacia ambiental que têm estado a decorrer são compostas por diversas atividades lúdicas e pedagógicas havendo, em paralelo, uma atividade de limpeza da praia para garantir o tratamento adequado dos diversos resíduos recolhidos no areal.

Ao longo do percurso, a iniciativa contou, em algumas praias, com a presença de personalidades ligadas ao mundo do surf.

 

Campanha na Praia de Faro decorreu esta sexta-feira, 23 de Julho

 

«Esta ação pretende, além de nos colocar mais próximos da população, dar continuidade à educação ambiental, que é um dos nossos pilares desde o início da Novo Verde. É essencial continuarmos a mobilizar os cidadãos para uma participação ativa no processo de tratamento e reciclagem de resíduos que não podem, de todo, ser abandonados indiscriminadamente, podendo contaminar os ecossistemas e a nossa saúde e prejudicar o Ambiente, do qual fazemos parte», diz Ricardo Neto, presidente da Novo Verde.

Com foco na reciclagem de embalagens em particular, o principal objetivo tem sido «frisar que os mares e oceanos são o destino de grande parte dos resíduos que não são depositados corretamente, realidade que queremos combater, substituindo-a por comportamentos adequados, simples, fáceis e acessíveis a qualquer cidadão», afirma.

Em parceria com a associação sem fins lucrativos Sailors for the Sea Portugal, a Novo Verde pretende «impactar em especial os mais jovens sobre os comportamentos que devem adotar, de forma a evitarem que os seus resíduos de embalagens contaminem os ecossistemas marinhos».

Bernardo Corrêa de Barros, presidente desta associação, reconhece que «abraçar o projeto ‘Reciclar é a nossa Praia’ representa uma excelente oportunidade pois será possível abranger mais crianças e jovens para que, estes, possam ser agentes de mudança e alterar a triste realidade que o nosso oceano enfrenta. Promover uma geração com maior consciência e capaz de tomar as medidas mais conscientes é um dos principais focos da nossa missão».

«Através de atividades lúdicas e educativas, vamos procurar semear em cada criança o sentido de responsabilidade que todos temos o dever de assumir para a proteção do Oceano e dos recursos marinhos», conclui Bernardo Corrêa de Barros.

A iniciativa da Novo Verde conta com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

 



Comentários

pub