Câmara volta a pagar parte do vencimento dos nadadores salvadores das praias de Lagos

Medida vai custar cerca de 137 mil euros

A Câmara de Lagos vai voltar a comparticipar, pelo segundo ano consecutivo, os vencimentos dos nadadores-salvadores que prestam serviço nas praias do concelho, com o objetivo de contribuir para a segurança nas zonas balneares lacobrigenses.

A medida, que já foi aprovada em Reunião de Câmara, vai abranger as praias da Luz, Porto de Mós, Camilo, D. Ana e Meia Praia e é justificada pela autarquia com as dificuldades que os concessionários dos apoios balneares enfrentam.

«A redução do número de toldos e a limitação aos equipamentos disponíveis, a par do aumento dos encargos com a higienização dos espaços, impostos pelas medidas de combate à pandemia, deram origem a uma quebra de receitas para os concessionários e à consequente maior dificuldade em assegurar o encargo com os nadadores salvadores a que estão obrigados», enquadra a Câmara.

«Neste contexto, e atendendo à necessidade de manter o dispositivo de vigilância e segurança nas zonas balneares, o município de Lagos decidiu, no âmbito do “Lagos Apoia – Programa de Apoio às Famílias e Economia Local”, comparticipar em 50% e em 75% o vencimento mensal bruto e despesas associadas com os nadadores salvadores, consoante se tratem de concessionários que, para além de apoio balnear, tenham apoio de praia ou apenas apoio balnear», acrescentou.

O custo estimado da medida é de 137 mil euros, valor que já inclui o aumento do número de nadadores salvadores determinado no Plano Integrado de Salvamento da Meia Praia, «que passou de 14 efetivos em 2020 para 20 efetivos em 2021», assim como a necessidade de utilização de outros recursos, como moto quatro e moto de água.

A Praia da Batata, «por estar atualmente sem concessão atribuída, terá o dispositivo de vigilância e segurança balnear assegurado pelo município, através da contratação direta de nadadores salvadores».

 

 




Comentários

pub