Câmara de Portimão vai reabilitar Auditório Municipal

O objetivo é transformar o auditório numa futura “casa” da juventude

O concurso público para a reabilitação do Auditório Municipal de Portimão terminou esta terça-feira, 13 de Julho, e a autarquia vai agora analisar as propostas recebidas.

Os pressupostos que serviram de base ao concurso defendiam que o projeto deveria suportar uma intervenção que permitisse transformar o auditório numa futura “casa” da juventude local, ficando dotada de um importante conjunto de valências, entre as quais um cibercafé, uma sala auditório, uma sala de estudo e um estúdio multimédia, passando a funcionar igualmente neste equipamento municipal a Loja Ponto JÁ, bem como um gabinete de saúde juvenil.

Também terão de ser garantidas «as adequadas condições de acessibilidade para todos os frequentadores», explica a autarquia.

«Para a recolha de ideias e sugestões, foi auscultado um grupo juvenil de trabalho na área da cultura, composto por seis jovens estudantes com aptidões nas artes performativas, nomeadamente em representação, teatro, música, dança, artes visuais e fotografia. Este grupo consultivo surgiu no âmbito das Assembleias Digitais Jovens, que no ano em curso já tiveram duas sessões», acrescenta.

Como ponto de partida para o concurso público, «foi feito um rigoroso levantamento sobre as necessidades ao nível de arranjos e substituições e que deverão ser levados em conta no projeto de empreitada da obra, merecendo destaque a remoção e colocação de nova cobertura em lona com características acrescidas de isolamento térmico e acústico, bem como a recolocação das cadeiras da plateia e a reparação do pavimento de madeira do palco».

Em termos técnicos, e além da reimpermeabilização dos terraços exteriores, «também deverão ser substituídas ou reparadas as redes de alimentação de água, o sistema de ar condicionado e as instalações elétricas, bem como instaladas novas armaduras de iluminação e de aparelhagens e reformulados os camarins e respetivo mobiliário, entre outras intervenções, nomeadamente ao nível da execução de nova pintura geral em tetos e paredes interiores e exteriores».

 



Comentários

pub