Câmara de Albufeira ofereceu dois automóveis e duas motos à GNR

Veículos são destinados ao patrulhamento do concelho

A Câmara de Albufeira ofereceu dois automóveis elétricos e duas motos à GNR de Albufeira, veículos «devidamente caracterizados» que passam, a partir de hoje, a integrar a frota desta força de segurança.

Os veículos, que se destinarão ao patrulhamento do concelho, foram ontem entregues ao comando local da GNR pelo executivo camarário albufeirense.

O objetivo desta medida é «reforçar os meios da GNR no concelho, de forma a permitir àquela força de segurança melhorar a eficácia da sua atuação ao nível da prevenção, defesa, proteção e segurança das populações, nomeadamente nas ações de policiamento, com vista a melhor prevenir a segurança dos bens e a integridade física dos cidadãos, quer sejam residentes quer os inúmeros turistas que escolhem Albufeira para destino de férias», segundo a autarquia.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, salientou «a importância de apoiar a GNR no cumprimento da sua missão, tendo em consideração que os meios de que esta dispõe são insuficientes para fazer face às necessidades do concelho, sobretudo durante a época balnear, quando a população aumenta de forma exponencial».

Até porque, lembrou, as populações do interior veem, muitas vezes, a sua segurança diminuir devido à pressão exercida sobre a zona litoral do concelho.

«Não nos podemos esquecer que no interior há necessidades muito específicas, que se prendem com os furtos de frutos secos, o apoio a idosos e a populações vulneráveis, ao que acresce, sobretudo nesta época do ano, os furtos a residências no litoral do concelho, situação que exige o reforço de meios, nomeadamente de viaturas para que as forças de segurança possam acudir em todas as frentes, garantindo a segurança do património e das respetivas populações», considerou José Carlos Rolo.

 

 

Já o coronel Pedro Oliveira, comandante do Comando Territorial de Faro, disse que as viaturas  «vêm aumentar a capacidade de resposta da GNR, numa excelente colaboração institucional que nos irá ajudar no cumprimento diário da nossa missão», nomeadamente no que respeita à prevenção e manutenção da ordem pública, o combate aos ilícitos criminais e a segurança de pessoas e bens.

«No total, são 32 as viaturas que atualmente estão ao serviço da GNR de Albufeira e cada uma destas viaturas faz em média 100 quilómetros por dia, sendo que devido à sobrecarga de utilização, costumamos ter entre 8 a 10 viaturas inoperacionais», explicou aquele responsável da GNR.

«Este reforço vai ajudar imenso, com a vantagem de serem equipamentos completamente novos e, no caso dos ligeiros (elétricos), de serem viaturas amigas do ambiente, o que contribui para melhorar a imagem da GNR como uma força mais moderna e com preocupações ao nível da sustentabilidade ambiental», rematou.

 

Fotos: Câmara de Albufeira

 



Comentários

pub