Bombeiros de VRSA promovem mostra filatélica sobre a Indústria Conserveira

Correios de Portugal vão emitir carimbo comemorativo alusivo à Indústria Conserveira em VRSA

O carimbo comemorativo da mostra filatélica que será emitido pelos Correios de Portugal

A Secção de Colecionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António promover, entre 2 e 30 de Agosto, uma Mostra Filatélica nas instalações do Quartel dos Bombeiros com o tema “A Indústria Conserveira em Vila Real de Santo António”.

A exposição, adiantam os promotores, «vai contar com coleções de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António dedicadas aos temas da pesca e do mar e onde se evidencia uma emissão datada de 31 de Outubro de 2016 dedicada à “Indústria Conserveira Portuguesa”, data em que, pela primeira vez a nível mundial foram postos à venda selos de correio “servidos” dentro de uma lata de conserva».

Esta emissão ainda ser adquirida em qualquer Loja CTT.

Embora não contenha nenhuma imagem de Vila Real de Santo António, «esta cidade, então vila, foi um dos mais importantes núcleos da Indústria Conserveira em Portugal, onde chegaram a laborar em simultâneo mais de uma dezena de fábricas, numa localidade que, há cento e quarenta anos, tinha pouco mais de seis mil habitantes».

Segundo lembra a Secção de Colecionismo dos Bombeiros de VRSA, «as primeiras fábricas que aqui se estabeleceram foram a Fábrica de Santa Maria (de Ângelo Parodi & Roldan), Fábrica S. Francisco (de Francisco Tenório) e a Fábrica de Domenico Migone».

Já a Fábrica Ramirez, «que quase poderemos considerar parceira desta emissão, pois foi nesta fábrica, mas em Matosinhos, que se fez o empacotamento em latas de conserva, teve nesta cidade de Vila Real de Santo António a sua origem».

Para assinalar esta exposição de filatelia, organizada pela Secção de Colecionismo dos Bombeiros, os Correios de Portugal vão emitir um carimbo comemorativo, datado de 10 de Agosto de 2021, alusivo à Indústria Conserveira em Vila Real de Santo António, «no ano em que passam 140 anos do Primeiro Inquérito Industrial, realizado no ano de 1881, que referencia três fábricas em laboração nesta localidade, cujo início de produção se referencia como sendo 1879».

 



Comentários

pub