Os leitores da Rede de Bibliotecas Municipais do Algarve (BIBAL) vão passar a ter acesso gratuito a mais de 7000 publicações online, na sequência da aquisição, pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, do serviço Press Reader.
A proposta de aquisição deste serviço, que custará cerca de 20 mil euros por ano e permitirá ler publicações nacionais e estrangeiras, foi hoje aprovada, por unanimidade, na Reunião do Conselho Intermunicipal, que junta os 16 presidentes de Câmara do Algarve.
«Todos os presidentes reconheceram a importância da medida para as comunidades da região e vão suportar esta despesa, garantindo, assim, a disponibilização do serviço na rede de bibliotecas municipais pertencentes à BIBAL (refira-se que o único município que ainda não tem Biblioteca é do de Aljezur)», segundo a AMAL.
Os autarcas do Algarve pretendem desta forma «incentivar à leitura e acreditam que esta iniciativa universaliza e democratiza o acesso à informação e ao conhecimento. Para além disso, tratando-se de um serviço online, fazem-no de forma sustentável, global e fácil, no âmbito da missão das bibliotecas públicas».
A PressReader é uma plataforma digital, distribuída em Portugal pela WECUL e disponibiliza o acesso direto e integral a publicações periódicas de mais de 150 países e em mais de 60 línguas, através de um interface com várias funcionalidades, entre elas pesquisas por título, país, língua ou categoria.
O acesso à plataforma será feito através de uma app, com as credenciais de utilizador da biblioteca.
Prevê-se que, até ao final deste ano, as Bibliotecas Municipais do Algarve já possam disponibilizar a ferramenta a todos os seus leitores.
Comentários