Áreas de Acolhimento Empresarial «de nova geração» motivam 1º concurso do PRR

Projetos candidatos devem situar-se «preferencialmente» em AAE localizadas nos Territórios de Baixa Densidade

Imagem de arquivo

A intervenção em Áreas de Acolhimento Empresarial é o tema do 1º aviso de concurso, publicado a 1 de Julho, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

O aviso integra-se na Componente 7 – Infraestruturas do PRR, e destina-se ao apoio à reconversão de Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) já existentes, para «uma dimensão mais resiliente, mais verde e mais digital».

Os projetos candidatos podem situar-se em todo o território, mas «preferencialmente em AAE localizadas em Territórios do Interior (Territórios de Baixa Densidade)», salienta o texto do aviso.

De acordo com a nota da CCDR Algarve, no âmbito do PRR, «foi definido um conjunto de reformas e investimentos que contribuem para criar condições para reforçar a competitividade territorial e para promover a atração e fixação de empresas em diversos pontos do país, favorecendo um desenvolvimento mais equilibrado do tecido produtivo, uma reindustrialização desconcentrada no território e uma otimização das cadeias logísticas do país».

Assim, a intervenção nas AAE existentes que agora se propõe «tem como objetivo criar espaços piloto e de demonstração, suscetíveis de criar condições de contexto que contribuam para a melhoria da competitividade das empresas instaladas, em linha com as novas agendas climáticas e digitais, testando soluções integradas, que mobilizem para uma agenda de mudança sobre o papel destes espaços e a sua articulação com a estruturação de clusters e cadeias de valor de especialização produtiva, escaláveis no futuro para outras áreas».

«Esta abordagem assume-se ainda como resposta a questões mais abrangentes do PNPOT, complementando os apoios que serão programados no ciclo 21-27 (Portugal 2030)», acrescenta a CCDR Algarve.

O investimento a realizar compreende intervenções em soluções de auto produção de energia renovável, consolidando e aperfeiçoando o conceito de Comunidade de Energia Renovável (CER) Energética associado a Dispositivos de Armazenamento de Energia; ilhas de Qualidade Energética A+ em AAE, com maior densidade de consumidores; soluções de carregamento de viaturas elétricas e abastecimento a hidrogénio; cobertura de Banda Larga Rápida (5G) em AAE em áreas do interior (com comprovada falha de mercado) para suporte a desenvolvimentos pioneiros sobre a nova tecnologia; e ainda soluções de resiliência ativa a incêndios.

O processo de seleção das AAE a intervir envolve duas fases: primeiro terá lugar o concurso para a submissão de “manifestação de interesse”, aberto e competitivo (até 15 de setembro próximo).

Numa segunda fase, irá decorrer um processo concursal limitado aos promotores dos projetos identificados na fase 1, conforme metodologia de seleção consagrada para o Investimento 1 da Componente 7 (AAE) do PRR.

Nos termos deste aviso, a submissão eletrónica de candidaturas de “manifestação de interesse” decorre entre 10 de Agosto e as 23h59 do dia 15 de Setembro próximo.

Mais informações podem ser obtidas através do seguinte endereço de correio eletrónico: [email protected].

 
 
 



Comentários

pub