Aljezur: Subestação de Poldra entra em funcionamento

Infraestrutura representa investimento de 335 mil euros

Aljezur, em imagem de arquivo – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A subestação de Poldra, situada no concelho de Aljezur, entrou agora em funcionamento, depois de 12 meses de construção, anunciou hoje a E-REDES, antiga EDP Distribuição.

A empresa salienta que «estas infraestruturas são críticas e essenciais na rede de distribuição de energia, na medida em que permitem transformar diferentes níveis de tensão, aumentando a capacidade e qualidade no fornecimento de energia, podendo também funcionar como pontos de entrega a consumidores industriais».

Esta subestação, bem como a rede de Média Tensão (MT) de suporte, teve um investimento global de 335 mil euros, garante uma potência de 10 MVA e vai abastecer aproximadamente 700 clientes residenciais e um cliente empresarial.

A E-REDES acrescenta que «uma obra desta natureza requer a participação de diversos parceiros, uma vez que estas unidades são cada vez mais complexas e com tecnologia de ponta, para permitir, entre outras funcionalidades, a sua gestão automática e remota». Neste projeto, a E-REDES contou com o envolvimento de várias empresas, entre os quais se destacam CME, SIEMENS, ABB, JJTOMÉ, LVTEC, Carlos Gil e LABELEC.

Esta nova infraestrutura integra a política de investimento e manutenção na rede elétrica da E-REDES, que tem como eixos principais «o aumento da resiliência da rede, a renovação e reabilitação dos ativos, a automação e digitalização na gestão da rede, a par de medidas de otimização nas operações».

A E-REDES, antiga EDP Distribuição, é responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal Continental, em Baixa, Média e Alta Tensão.

 



Comentários

pub