Aljezur entrega kits aos turistas para lhes desejar «férias seguras» em tempos de pandemia

Campanha de sensibilização vai prosseguir nas praias, nos alojamentos turísticos e outras entidades ligadas ao setor e entre os taxistas

O agente da GNR perfila-se ao lado do automóvel que mandou parar, faz a continência e esboça um sorriso por trás da máscara, para o casal que ocupa a viatura. «Bom dia, senhor condutor! Vamos aqui distribuir uns kits e uns conselhos sobre a Covid-19», diz. E logo o presidente da Câmara de Aljezur, envergando um colete da Proteção Civil, avança para conversar com o condutor: «Os senhores vêm de férias? Temos aqui um kit com máscaras, gel, conselhos e regras para que os senhores possam ter umas férias divertidas e ainda mais seguras. Boas férias e boa viagem».

Tem sido assim ao longo de toda a manhã, junto à ponte sobre a ribeira de Seixe, que marca a fronteira entre o Alentejo e o Algarve. José Gonçalves, presidente da Câmara de Aljezur, o vereador António Carvalho, vários técnicos da Câmara, bem como Fátima Catarina, vice presidente da Região de Turismo do Algarve, envergaram o colete da Proteção Civil e, mesmo sob o sol inclemente deste dia 15 de Julho, lá estiveram a distribuir os kits. À tarde, a campanha irá continuar na praia de Odeceixe e prosseguirá depois noutros locais do concelho.

«Quisemos aproveitar esta mudança de quinzena, quando muitos turistas, sobretudo portugueses, vêm para o Algarve de férias, para dar início a esta que é uma campanha de sensibilização. Em Aljezur, a situação da pandemia, apesar de ter havido mais casos, está controlada e queremos que assim continue, mas, para isso, precisamos da colaboração de todos, mesmo dos veraneantes», disse o autarca José Gonçalves ao Sul Informação.

«A ponte de Odeceixe é a principal porta de entrada dos turistas nesta zona do Algarve e, portanto, resolvemos começar a campanha por aqui», acrescentou. Ao todo, serão distribuídos 10 mil kits, no âmbito da campanha «Aljezur Sempre».

«Nesta altura, o nosso concelho duplica a sua população, não só pelo aumento de dormidas, mas também por aqueles que nos vêm visitar durante o dia. Queremos que todas essas pessoas possam usufruir de umas boas férias, em segurança, mas manter também a tranquilidade, apesar da situação pandémica», disse ainda o presidente da Câmara de Aljezur.

 

Depois da ponte, a campanha de distribuição dos kits irá continuar na praia de Odeceixe, bem como nas restantes praias do concelho de Aljezur, seguindo-se a rede de alojamentos, os taxistas e outras entidades. «Vamos fazer chegar estes kits aos alojamentos turísticos, aos nossos taxistas, que também alinharam, bem como a outras entidades, que estão igualmente empenhadas nesta missão de férias», explicou o autarca.

A seu lado, Fátima Catarina, presidente da RTA, aproveitava para entrar os kits a mais um automóvel que a GNR tinha mandado encostar. Devido ao ar aturdido dos ocupantes da viatura, com bom humor, exclamou: «não se assustem! Isto é só para vos entregar estes kits e para vos desejar uma férias em segurança». Dentro do carro, ouviu-se uma gargalhada.

Em declarações ao Sul Informação, Fátima Catarina salientou a importância da «sensibilização»: «o concelho de Aljezur, como o Algarve em geral, precisam de turistas, sendo necessário que eles venham e se sintam seguros».

Este Verão, admitiu a vice-presidente da RTA, com as restrições às viagens internacionais em vigor, o Algarve irá depender sobretudo dos portugueses: «sempre contámos com o mercado nacional, mas, este ano, será sem dúvida, o nosso principal mercado turístico».

Quanto ao Verão em curso, aquela responsável admitiu que «se perspetiva que seja ainda pior que o do ano passado», embora preveja «que, mais para o final do Verão e com o avanço da vacinação, as coisas deverão equilibrar-se». Até lá, é preciso prevenção e sensibilização.

A distribuição dos kits Covid é apenas uma parte da campanha «Aljezur Sempre», que, segundo o vereador António Carvalho, se destina em primeiro lugar a «reforçar a autoestima e do amor pelo seu território por parte dos aljezurenses».

Mas «tem agora uma segunda vertente. É que aqueles que escolherem Aljezur para passar férias nos próximos dias, nos meses de Julho e Agosto, vão habilitar-se depois a um sorteio de experiências no concelho durante a época baixa, a partir de Outubro. Podem ser experiências de surf, de caiaque, de padle, dormidas, alojamento, restaurantes, etc. Queremos que as pessoas se fidelizem a Aljezur. A lógica da campanha é mesmo essa: Aljezur agora e sempre».

Portanto, se for de férias para este concelho da Costa Vicentina, aproveite. Para já, quem chegou hoje poderá fazer as suas férias mais seguro e mais descansado.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 



Comentários

pub