Algarvios Daniel Oliveira e Durex do Azeicão representam Portugal no Mundial de Mondioring

Dupla ficou em segundo lugar na Taça de Portugal

Daniel Oliveira e Durex do Azeicão, um pastor belga malinois, membros da Equipa desportiva “Associação Elite unidade Canina de Defesa Pessoal”, sedeada em Vila Real de Santo António, apuraram-se para o mundial de Mondioring, que vai decorrer entre 6 e 10 de Outubro, na Roménia.

A presença no Mundial foi conquistada na Taça de Portugal de Mondioring, a final do campeonato da época 2019/2021, que se realizou nos dias 26 e 27 de Junho em Mafra.

A dupla obteve dois lugares no pódio: um segundo lugar na Taça e um terceiro lugar no ranking do campeonato.

Segundo a Associação Elite Unidade Canina de Defesa Pessoal, «a equipa algarvia não poderia estar mais satisfeita com este resultado, tendo em conta que no campeonato, participaram no grau máximo da modalidade, 32 duplas, das quais apenas 13 se apuraram para a final e apenas os três primeiros conseguiram pontuar».

Para o mundial, explica a associação, «cada país pode apresentar apenas quatro binómios no Grau 3 e um binómio para os graus 1 e 2. Para além desta dupla algarvia, fazem parte da equipa portuguesa Nuno Barreto com a Durgha (campeões nacionais e vencedores da taça), Maria David com a Angra e Pedro Mendonça com o Argo, todos no grau 3, onde disputarão o título de campeões do mundo».

No grau 2 vão representar Portugal Maria David com a Noobai e, no Grau 1, José Sousa com a Candy.

Segundo a Associação Elite Unidade Canina de Defesa Pessoal, o Mondioring «é uma das modalidades caninas mais difíceis e exigentes, que se divide em exercícios de obediência, saltos e proteção».

Esta é «uma modalidade ainda pouco conhecida no Algarve e que tem como finalidade selecionar os cães mais aptos física e psicologicamente
para reprodutores, assim como avaliar as aptidões dos melhores treinadores/condutores».

A equipa algarvia está a treinar em Vila Real de Santo António, «continuando a contar com o apoio do Município, para que o Daniel e Durex possam se preparar o melhor possível, para representarem Portugal neste evento onde irão participar mais de 60 binómios».

 



Comentários

pub