Algarve integra iniciativa transfronteiriça Atlazul

Projeto visa identificar e promover o potencial do crescimento azul, a investigação e inovação e a transferência de conhecimento

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR Algarve) e a Universidade do Algarve integram a iniciativa “Atlazul – impulso de uma aliança litoral atlântica para o crescimento azul”, liderada pela secretaria geral da Ação Exterior da Conselharia da Presidência, Administração Pública e Interior da Junta de Andaluzia, esta semana lançada publicamente em Cádis (Espanha).

Com o apoio dos fundos europeus, geridos no quadro do Programa INTERREG Espanha Portugal (POCTEP), o projeto visa identificar e promover o potencial do crescimento azul, a investigação e inovação e a transferência de conhecimento.

Por outro lado, no sentido de valorizar as sinergias entre os diversos setores da economia azul, identificação do potencial de crescimento de cada região, pretende-se criar e definir estratégias regionais de crescimento azul e respetiva governança, bem como lançar as bases para a execução de futuros projetos com fundos europeus.

No ato de lançamento da iniciativa, a região do Algarve esteve presente através do presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, da vice-reitora da Universidade do Algarve, Alexandra Teodósio, e de Valentina Calixto, da direção de Serviços do Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve.

De Portugal, integram o projeto Atlazul as CCDR do Algarve e do Alentejo, as Universidades do Algarve e de Évora, o Sines Tecnopolo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e a Docapesca- Portos e Lotas.

 
 



Comentários

pub