Alcoutim continua a valorizar a cana com novo curso de “Transmissão de Saberes Mestre-Aprendiz”

Pretende-se transmitir conhecimentos práticos das várias técnicas de trabalhar a cana

O segundo curso de “Transmissão de Saberes Mestre-aprendiz: Arquitetura Sustentável de Cana e Revestimentos” começa esta sexta-feira, dia 23 de Julho, em Alcoutim, numa organização da QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade.

Este curso surge no âmbito da programação da QRIAR – Incubadora Criativa do Algarve, inserida no projeto Magallanes_ICC, que pretende valorizar a Cana (Arundo donax), enquanto recurso local de interesse económico.

Tal como na edição anterior, realizada em Novembro de 2020, pretende-se transmitir conhecimentos práticos das várias técnicas de trabalhar a cana, desta feita ao nível de construção de tetos falsos, estores ou coberturas, bem como na construção de tabiques e paredes interiores, unindo à cana as técnicas de revestimentos e rebocos com argilas e argamassas finas.

Segundo a QRER, «esta ação dirige-se a um grupo de 10 jovens empreendedores que procuram, neste curso, aprender as várias técnicas para aplicar em seus futuros projetos, alguns dos quais inseridos na dinâmica da Oficina da Cana, espaço de incubação da QRIAR em Alcoutim, desenvolvida com o apoio da Câmara Municipal» desta vila do Nordeste Algarvio.

Assim, durante 10 dias, o grupo de participantes, orientados e guiados pelos arquitetos da Cooperativa Voltes, de Barcelona, vão realizar todo o processo de colheita, limpeza e preparação de cana, que depois irão usar nas várias técnicas de construção.

A formação irá decorrer em contexto real de trabalho, uma vez que todas as técnicas irão ser aplicadas na recuperação de um edifício público na aldeia de Balurcos – um antigo lavadouro – que virá a funcionar como um espaço de convívio, descanso e usufruto da comunidade local.

A aposta na valorização da cana «tem por objetivo impulsionar projetos locais na área da construção tradicional, arquitetura e artesanato, que possam gerar oportunidades de negócio, dinamizar o território e fixar novos agentes no mesmo. Sempre numa lógica de desenvolvimento sustentável, com enfoque nos recursos endógenos e numa abordagem criativa e inovadora», acrescenta a QRER.

Este é um projeto gerido pela Cooperativa QRER e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do programa Interreg V A España–Portugal (POCTEP) 2014-2020,contando igualmente com o cofinanciamento das Câmaras Municipais de Loulé e de Alcoutim e com o apoio da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, da Junta de Freguesia de Alte e da Escola Profissional Cândido Guerreiro de Alte.

 



Comentários

pub