Agricultores já podem reportar prejuízos sofridos devido ao incêndio

Anunciou o Ministério da Agricultura

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

Os agricultores afetados pelo incêndio que lavrou ontem nos concelhos de Monchique e Portimão já podem reportar os prejuízos que sofreram, anunciou este domingo o Ministério da Agricultura.

A comunicação dos prejuízos sofridos deve ser feita através do site da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve), onde poderão descarregar a ficha de ocorrências.

Os agricultores que preferirem, podem optar por se dirigir às instalações deste organismo, a partir de amanhã segunda-feira.

«O Ministério da Agricultura está a acompanhar a situação desde o primeiro momento, através da DRAP Algarve, que fará o levantamento exaustivo das perdas, de modo a avaliar-se a possibilidade de acionar eventuais apoios», assegurou o ministério.

O incêndio, que deflagrou ontem, dia 17, perto da hora de almoço, na zona do Tojeiro, em Marmelete (Monchique), foi dado como dominado às 7h15 de hoje, dia 18.

O rápido avanço das chamas obrigou a deslocar, com apoio da GNR, um total de 68 pessoas, 11 das quais das quais idosos foram retirados do lar da Pereira, no interior do município de Portimão. 21 dos deslocados dormiram no Portimão Arena, mas já regressaram todos a casa.

No total, arderam cerca de 2 mil hectares (1500 em Portimão, 500 em Monchique), sendo 211 de eucaliptal, 242 de matos, 20 de pastagem, 131 de sobreiros, 21 de pinheiros-mansos e 25 de terrenos agrícolas.

Os trabalhos de consolidação do rescaldo ainda estão em curso.

 

 

 



Comentários

pub