Covid-19: 14 concelhos algarvios passam a estar em risco elevado ou muito elevado

Governo só tomará novas medidas depois da reunião do Infarmed, no dia 27 deste mês

Foto: Flávio Costa | Sul Informação – Arquivo

14 concelhos algarvios estão agora no patamar de risco elevado ou muito elevado de transmissão de Covid-19, acaba de anunciar a ministra Mariana Vieira da Silva. 

Em risco elevado estão os municípios de Castro Marim, Monchique, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Já no patamar muito elevado encontram-se Albufeira, Faro, Lagos, Lagoa, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel e Silves.

As medidas que já estavam em vigor para os concelhos nestes graus continuam iguais. Ou seja: em ambos os casos, a obrigatoriedade de apresentar o certificado de vacinação ou um teste negativo à Covid-19 para comer dentro de um restaurante, ao fim de semana, continua em vigor, bem como o recolher obrigatório às 23h00.

 

 

 

Nos concelhos de risco elevado, o teletrabalho é obrigatório sempre que as atividades o permitam e os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas, e, em esplanada, 10).

Os espetáculos culturais funcionam até às 22h30 e todas as lojas podem estar abertas até às 21h00. Quanto aos casamentos e batizados são autorizados a ter 50% da lotação.

 

 

Já nos concelhos de risco muito elevado, além de o teletrabalho ser obrigtório, restaurantes, cafés e pastelarias só podem ter seis pessoas na esplanada e quatro no interior.

Os supermercados e o comércio a retalho podem funcionar até às 21h00 durante a semana e até às 19h00 ao fim de semana e feriados.

Quanto às lojas do ramo não alimentar, são autorizadas a funcionar até às 21h00, durante a semana, e até às 15h30, ao sábado, domingo e feriados.

No Algarve, há um concelho em situação de alerta, mas que ainda não tem novas regras: Alcoutim. Neste momento, só Aljezur escapa, estando com uma situação pandémica calma.

Segundo Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, Portugal «ainda não está num momento» em que seja possível o «levantamento das restrições» para os bares e discotecas.

A governante disse que, ainda assim, a situação está «controlada, no país, do ponto de vista da resposta do Serviço Nacional de Saúde».

De resto, o Governo aprovou hoje um decreto-lei que permite a venda de autotestes nos supermercados.

 

 

 



Comentários

pub