VRSA já tem Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

O CLAIM de Vila Real de Santo António encontra-se a funcionar no edifício sede da Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h00

Vila Real de Santo António tem, desde esta terça-feira, 2 de Julho, um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM). 

Situado no edifício dos Paços do Concelho, o gabinete tem como missão apoiar em todo o processo de acolhimento e integração dos migrantes, articulando a sua atividade com as diversas estruturas locais e promovendo a interculturalidade a nível local.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da secretária de Estado para a Integração e as Migrações Cláudia Pereira, do presidente da Câmara Municipal de VRSA Luís Romão e do vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações José Reis.

O CLAIM é um serviço prestado pela Divisão de Desenvolvimento Social e Recursos Humanos do município que resulta de um protocolo assinado com o Alto Comissariado para as Migrações, IP. Irá prestar apoio e informação geral em áreas como a regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões.

Para o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Romão, «este centro irá representar um papel importante na vida dos migrantes que trabalham em Vila Real de Santo António e já fazem parte da comunidade, constituindo um facilitador do seu processo de integração».

Para a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, «o CLAIM de Vila Real de Santo António é já 119º centro do país, passando agora a trabalhar em rede com o Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do Algarve».

A título de exemplo, Cláudia Pereira referiu que «os diversos CLAIM do país já realizaram, desde 2003, mais de um milhão de atendimentos, tendo como missão remover todos os obstáculos à plena integração dos migrantes».

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.) é um instituto público que tem por missão colaborar na definição, execução e avaliação das políticas públicas, transversais e setoriais em matéria de migrações, relevantes para a atração dos migrantes nos contextos nacional, internacional e lusófono, para a integração dos imigrantes e grupos étnicos, em particular as comunidades ciganas, e para a gestão e valorização da diversidade entre culturas, etnias e religiões.

O CLAIM de Vila Real de Santo António encontra-se a funcionar no edifício sede da Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h00, junto à área de atendimento ao público.

 



Comentários

pub