Vigilantes da Natureza entregam proposta para revisão da sua carreira profissional

É preciso contratar «novos efetivos que venham reforçar o Corpo de Vigilantes da Natureza em todo o território nacional».

O SNPC-Sindicato Nacional da Proteção Civil enviou hoje, ao Bloco de Esquerda, uma proposta de revisão de carreira profissional do Corpo de Vigilantes da Natureza, depois do «compromisso que foi assumido por parte da Coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins», em levar o tema a audição parlamentar. 

«Com esta proposta, queremos que todos os deputados possam discutir a aposta num corpo especializado, reforçado em número de efetivos e com uma base salarial ajustada às funções que desempenham atualmente», salientam os Vigilantes da Natureza.

Estes profissionais, que desempenham funções essenciais relativas à conservação da natureza e da biodiversidade, recordam que «há mais de 20 anos que não existe uma revisão da carreira profissional».

Por outro lado, «a falta de investimento tem-se refletido a nível material com falhas constantes em fardamentos, equipamentos de proteção individual, veículos continuamente avariados e sem autorização para o seu arranjo, falta de material,  nomeadamente para a monotorização de espécies como o lince, falta de formação adequada às suas funções».

Defendem igualmente a «necessidade de novos efetivos que venham reforçar o Corpo de Vigilantes da Natureza em todo o território nacional».

O Sindicato acrescenta que «está a trabalhar também na Carreira e no Estatuto Profissional dos Sapadores Florestais, para que, dentro em breve, se possa enviar estas propostas, para que sejam igualmente apresentadas e discutidas na sua generalidade em audições parlamentares, tal como foi assumido publicamente».

O tema da revisão das carreiras profissionais já tinha sido debatido e apresentado, quer ao presidente do ICNF, quer ao secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, no início do ano passado, durante o XXIII Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza, que teve lugar de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro, em Vila do Bispo. No entanto, desde aí nada avançou.

 



Comentários

pub