Vigilantes da Natureza do Algarve progridem na carreira e já receberam insígnias e divisas

Daniel Santos, o vigilante da natureza mais antigo do Algarve, foi homenageado

Os 28 vigilantes da Natureza do Algarve receberam divisas e insígnias que atestam a sua progressão na carreira, numa cerimónia que teve lugar ontem, na sede do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), em Olhão.

Este foi um momento especialmente marcante para os vigilantes de natureza algarvios com mais tempo de serviço, que com a progressão na carreira agora oficializada viram concretizado um desejo que, em alguns casos, tinha duas décadas.

Um exemplo pragmático é o de Daniel Santos, o vigilante mais antigo do PNRF, que «foi homenageado e promovido a Vigilante de Natureza Especialista Principal, o topo da carreira de vigilante», segundo o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

 

Daniel Santos

 

 

Com 42 anos de carreira, vividos primeiro na Reserva Natural da Ria Formosa e depois no Parque Natural da Ria Formosa, Daniel Santos está agora no final da carreira, «mas orgulhoso por deixar a sua equipa guarnecida de gente nova e com força para continuar uma carreira de paixão pela natureza».

Os vigilantes da natureza do ICNF asseguram, «nas Áreas Classificadas, as funções de vigilância preventiva, educação ambiental, fiscalização e monitorização relativas ao ambiente e recursos naturais, no domínio hídrico, do património natural e da conservação da natureza e das florestas e na vigilância de incêndios rurais».

A cerimónia de ontem foi presidida por João Catarino, secretário Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território e contou com a presença de Nuno Banza, presidente do ICNF e de Castelão Rodrigues, diretor regional do instituto.

 

 



Comentários

pub