«Vai ter de ser desta»: São Brás apresentou requalificação da EN2 até à Via do Infante

São Brás de Alportel celebrou esta terça-feira, 1 de Junho, o seu Dia do Município

Cruzamento nos Machados – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

A criação de nove rotundas, por exemplo nos Machados e no acesso a Estoi e Santa Bárbara de Nexe, bem como de três faixas para lentos que permitirão ultrapassagens. Estes são dois dos pontos principais do projeto de requalificação da Estrada Nacional 2, entre São Brás de Alportel e o acesso à Via do Infante, apresentado esta terça-feira, 1 de Junho. A obra é «há muito ambicionada» e, da parte do Governo, existe o compromisso de «que tem de ser desta vez» que a empreitada avança. 

São Brás de Alportel aproveitou o Dia do Município, assinalado esta terça-feira, para a apresentação de um projeto «muito desejado» e que, ao longo dos anos, foi sofrendo avanços e recuos.

A requalificação da EN2, na ligação entre São Brás de Alportel e a Via do Infante, é vista como «fundamental» para o desenvolvimento deste concelho, tal como admitiu José Faísca, chefe da Direção de Empreendimentos Rodoviários na empresa Infraestruturas de Portugal.

As obras, que se prevê que englobem cerca de 8 quilómetros de estrada, contemplam a criação de nove rotundas (em sítios como o cruzamento com Estoi, nos Machados e na Calçadinha) e de três faixas para lentos, neste caso num total de 2,4 quilómetros.

 

José Faísca – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Essas faixas, previstas para o traçado entre a loja de velharias e a entrada na vila de São Brás, foram pensadas devido ao tráfego de camiões na EN2 que, muitas vezes, complica o trânsito.

Esta requalificação também engloba a criação de passeios, «sempre que tal seja possível», e a reabilitação e reforço dos pavimentos.

Ao Sul Informação, José Faísca adiantou que esta é uma obra que deve custar entre «7 a 9 milhões de euros».

Previsão para o arranque dos trabalhos ainda não existe, mas, da parte da ministra da Coesão Territorial, há uma certeza: «desta vez é que é».

Ana Abrunhosa marcou presença na sessão solene do Dia do Município de São Brás de Alportel, assistiu à apresentação do projeto de requalificação da EN2 e reiterou o compromisso de que a obra vai mesmo avançar.

 

Ana Abrunhosa – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«Os projetos estão na fase final e eu diria que vai ter de ser desta porque já se fizeram muitas promessas e agora temos que as concretizar. Trata-se de uma obra fundamental para que São Brás fique ligado ao litoral e que deixe de sentir a interioridade que hoje sente», disse ao Sul Informação.

Também ao nosso jornal, Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel, assumiu que finalmente «as coisas estão no bom caminho».

«Existe verba disponível, o projeto está pronto e esperemos que, o quanto antes, seja lançado o concurso para execução desta obra que é fundamental», acrescentou.

Quanto ao Dia do Município de São Brás de Alportel, ficou também marcado pela inauguração do novo Terminal Rodoviário, junto à Variante Norte, perto da Avenida da Liberdade e onde decorreu a sessão solene.

A infraestrutura, que custou cerca de 500 mil euros, vai trazer «novas e melhores condições para os autocarros, para os utentes e para os motoristas».

 

Ana Abrunhosa e Vítor Guerreiro – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

O antigo terminal, que se situava bem no centro da vila, já está, em parte, «convertido em jardim», havendo também o objetivo de criar uma bolsa de estacionamento.

Quanto ao novo terminal, brevemente ganhará a companhia de um jardim, de um memorial aos combatentes e de um campus social, com equipamentos de resposta à área da deficiência e cuidados continuados, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia.

É para um terreno adjacente à nova infraestrutura ontem inaugurada que a Câmara de São Brás de Alportel tem previstas estas três obras que vão ainda criar uma nova rua de ligação à EN2.

Foi, de resto, tanto desse terreno, como do topo do novo terminal, que foram lançados petardos e fogo de artifício, naquele que prometia ser «um original espetáculo de pirotecnia diurno» que ficou, por certo, na memória da ministra Ana Abrunhosa.

Em conjunto com autarcas e outros responsáveis, a governante quase foi atingida por um desses fogos de artifício coloridos, obrigando a uma fuga da comitiva, tal como pode ver no vídeo (da transmissão em direto pela autarquia) que abaixo publicamos…

Das calças e sapatos sujos, muitos não se livraram.

 

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub