União de Freguesias de Faro ganha o 1º prémio do Eco-Freguesias XXI

Prémio reconhece a adoção de boas práticas no domínio da sustentabilidade, em particular na vertente ambiental

A União de Freguesias de Faro (UFF) ganhou na segunda-feira o primeiro prémio do programa Eco-Freguesias XXI, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que visa premiar a adoção de boas práticas no domínio da sustentabilidade, em particular na vertente ambiental, contribuindo para territórios mais sustentáveis e amigos do ambiente.

A junta farense recebeu o galardão numa cerimónia que teve lugar no dia 21, na cidade de Pombal, depois de ter garantido a melhor classificação a nível nacional , «obtendo um índice de 96,72%, o que lhe conferiu o 1º lugar desta edição».

«Ao todo foram avaliados 10 indicadores, tendo esta Junta de Freguesia merecido especial destaque nos Espaços Públicos, Gestão Ambiental, Promoção da Economia Local, Serviços de Proximidade, Desenvolvimento Sociocultural, Promoção da Biodiversidade e Informação e Participação Pública», segundo a UFF.

Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro considerou que «é um orgulho para Faro e para os farenses a obtenção deste excelente resultado, que é o corolário de um conjunto de medidas que têm sido implementadas ao longo dos últimos anos para valorizar a nossa freguesia e aumentar a sua qualidade de vida».

Ao mesmo tempo, este prémio agora atribuído, «é fruto de uma visão estratégica e de uma política de sustentabilidade e de responsabilidade ambiental que implementámos nos procedimentos e nas iniciativas da Junta de Freguesia».

Para o autarca, este é «um reconhecimento que aumenta a responsabilidade desta Junta de Freguesia nas matérias da sustentabilidade e que deve ser encarado como um compromisso em continuar este percurso, o único que assegurará a qualidade de vida e um ambiente saudável e equilibrado».

Este galardão foi avaliado por um júri composto por nove elementos pertencentes à Agência Portuguesa do Ambiente, a Organizações Não Governamentais de Ambiente e a investigadores ligados a várias Universidades do país.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Para além do Eco-Freguesias, a ABAE é a entidade responsável pela atribuição em Portugal da Bandeira Azul e dos galardões Eco XXI, Eco-Escolas, entre outros.

O Eco-Freguesias XXI, enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.

Procura, através da existência de uma candidatura bienal, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesias XXI.

 

 

Fotos: União de Freguesias de Faro

 

 



Comentários

pub