Tavira tem novo cais na Ilha, uma obra «já inaugurada pelo povo, pelas pessoas»

Novo cais já funciona desde o Verão do ano passado

Novo cais da Ilha de Tavira. Foto: Rúben Bento | Sul Informação

O novo cais da Ilha de Tavira, que já funciona desde o Verão passado, foi inaugurado oficialmente na tarde desta quinta-feira, 3 de Junho, tendo contado com o ministro do Ambiente e Ação Climática na cerimónia.

João Pedro Matos Fernandes considerou que este novo cais da Ilha de Tavira foi uma obra «inaugurada pelo povo, pelas pessoas», fazendo referência ao facto da inauguração ter acontecido um ano depois da conclusão da obra e da sua entrada em funcionamento.

Segundo o ministro, «depois de um concurso falhado», foi feito um investimento expressivo, uma parcela significativa dos «400 milhões de euros que foram e estão na iminência de ser investidos no litoral português» pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Esta é uma «obra necessária para o aumento da segurança no transporte fluvial» entre Tavira ou as Quatro Águas e a Ilha e para «todos quantos usam, como turistas, este espaço». O ministro admitiu ainda que a Ria Formosa «precisará continuadamente de intervenção».

 

 

Num investimento global de quase 2,5 milhões de euros, a empreitada da construção do cais teve como promotores a Polis Litoral da Ria Formosa (1.249.978,50 euros), o Município de Tavira (624.989,25 euros) e a Docapesca  (624.989,25 euros).

A cerimónia contou também com os secretários de Estado Inês dos Santos Costa e Jorge Botelho, responsáveis pelo Ambiente e pela Descentralização e Administração Local, bem como de Ana Paula Martins, presidente da Câmara Municipal de Tavira.

Estiveram também o presidentes da Docapesca, Sérgio Faias, e da Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa, José Pacheco.

 



Comentários

pub