Surfista algarvia Yolanda Hopkins vai disputar os Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos decorrem de 23 de Julho a 8 de Agosto

A surfista algarvia Yolanda Hopkins garantiu este sábado, 5 de Junho, a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

A atleta, que também é conhecida como Yolanda Sequeira, alcançou a tão desejada presença nas Olimpíadas, depois de ter carimbado uma vaga no Mundial de Surf que está a decorrer em El Salvador.

Nascida em Faro, Yolanda Hopkins é filha de mãe britânica e pai português e sempre viveu em Portugal.

A surfista costuma treinar na zona de Sines, onde «há todo o tipo de ondas que posso encontrar em qualquer campeonato: ondas em rochas, ondas tubulares, ondas moles, ondas duras, beach-breaks, reef-breaks, de tudo», explica.

Certo é que a algarvia vai ao mar todos os dias. «Não interessa se há ondas de 10 metros ou de 20 centímetros. Encontro sempre um sítio para surfar. Além disso, o treino de uma surfista profissional não é só dentro de água. Também temos treinos físicos e psicológicos, que logicamente são fora de água», explica.

Quando a pandemia surgiu, Yolanda estava na sua melhor forma e, agora, que o desporto já regressou, voltou a dar cartas com a presença nas Olimpíadas.

Será mesmo a primeira vez que, um atleta nascido no Algarve, participa nos Jogos Olímpicos na modalidade surf.

Este ano, os Jogos Olímpicos decorrem de 23 de Julho a 8 de Agosto, depois de, no ano passado, terem sido adiados devido à Covid-19.

 



Comentários

pub