South Music já tem olhos postos no futuro

O festival «atingiu o objetivo que pretendíamos»

Palco Quintalão do South Music. – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

Depois de ter espalhado música pela cidade de Faro durante os dois dias, 15 e 16 de Junho, o South Music já tem os olhos postos no futuro com a criação de uma academia, para formação, e de um «programa de estímulo à itinerância», para apoio a jovens músicos.

O evento reuniu mais de uma centena de profissionais da indústria musical, vindos de todo o país, para assistirem aos showcases dos 33 projetos musicais da região algarvia.

O festival «atingiu o objetivo que pretendíamos», estando agora na mira da organização «a preparação do futuro do South Music», adiantou Paulo Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Faro, em entrevista ao Sul Informação.

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

«Infelizmente, gostaríamos de ter as 120 bandas, mas o espaço físico não permitia ter esses showcases todos no mesmo espaço, em dois dias», acrescentou.

Apesar de não terem atuado em formato de showcase, as restantes bandas terão os seus contactos, a partir da próxima semana, na plataforma do South Music, «para quem os quiser ouvir, para quem os quiser contactar e para quem os quiser contratar», acrescentou o autarca.

Além disso, qualquer projeto que queira entrar na plataforma, poderá fazê-lo, uma vez que estará aberta à receção de candidaturas.

Se, neste primeiro ano, as bandas, selecionadas pelo painel de jurados, participaram em workshops de formação, uma das novidades para o próximo ano será a criação de uma academia para os jovens músicos.

«Vamos criar uma academia, a decorrer algures no próximo ano, que aborde as várias áreas que fomos sentindo carentes de formação por parte dos músicos e do setor. Assim, estes jovens vão poder crescer enquanto artistas, para conseguirem seguir aqueles sonhos que pretendem e afirmarem o seu produto musical», explicou Paulo Santos.

 

Paulo Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Faro. – Rúben Bento | Sul Informação

 

A equipa da academia, composta por profissionais da indústria musical, vai exercer funções de aconselhamento e acompanhamento artístico dos músicos e técnicos, bem como promover a sua afirmação a nível nacional e internacional.

O South Music, ciente das dificuldades que os artistas algarvios têm nas apresentações além da região, criará ainda um programa de estímulo à itinerância, através de uma bolsa de apoio a deslocações, alojamento e alimentação.

Este apoio destina-se apenas a projetos do concelho de Faro, não abrangendo somente a área da música, mas igualmente «a dança, o teatro, a performance, o cinema, as artes circenses, como também outros projetos de artes performativas».

A ministra da Cultura Graça Fonseca deslocou-se a Faro esta quarta-feira, 16 de Junho, tendo marcado presença no último dia do South Music, através de uma visita pelo espaço do festival.

O South Music é uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, Teatro das Figuras e Faro2027, relevante no processo de candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027.

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 



Comentários

pub