Serviço Municipal de Terapia da Fala de Albufeira ajudou 400 crianças em 10 anos

A equipa integra duas terapeutas da fala, duas psicólogas educacionais e uma terapeuta ocupacional

O serviço municipal de Terapia da Fala de Albufeira, que comemora este ano 10 anos de existência, ajudou cerca de 400 crianças ao longo deste período. 

Em 2011, o Município de Albufeira criou um serviço de Terapia da Fala, destinado a crianças a frequentar o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho, cujo objetivo passa por disponibilizar acompanhamento individual e terapia específica a alunos referenciados pelos diversos agrupamentos escolares do concelho, apoio às famílias e consultoria técnica à comunidade educativa.

A equipa integra duas Terapeutas da Fala, duas Psicólogas Educacionais e, mais recentemente, uma Terapeuta Ocupacional, sendo que, ao longo da última década, passaram pelo serviço cerca de 400 crianças para observação, avaliação e intervenção no âmbito de necessidades detetadas ao nível da fala e da linguagem oral e escrita.

Para José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, esta é «mais uma medida, inserida num amplo conjunto de ações, que tem por
objetivo promover o sucesso educativo das futuras gerações».

O serviço de Terapia da Fala conta com um programa de competências orais destinado à aprendizagem da leitura e da escrita, o qual, de acordo com a informação disponibilizada pelas terapeutas, tem passado por várias fases de evolução, ao longo dos anos em que tem vindo a ser aplicado nas várias salas dos Jardins de Infância do Concelho.

Presta, ainda, um conjunto diversificado de valências, das quais destacamos as formações creditadas na área da consciência fonológica para docentes do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, consultoria a docentes e encarregados de educação, organização de reuniões mensais com Terapeutas da Fala e Terapeutas Ocupacionais de outras instituições, tais como o Centro de Saúde de Albufeira, Agrupamentos de Escolas do concelho, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e dá, ainda, primazia a uma comunicação efetiva com os serviços de Psicologia dos diversos Agrupamentos de Escolas.

O atendimento funciona por marcação, no edifício polivalente da Escola EB1 dos Caliços. Para mais informações, contactar o serviço de Terapia da Fala, através do telefone 289 590 218 ou do email: [email protected]

 



Comentários

pub