«Se ainda não começou, está para começar» estudo da ligação ferroviária ao Aeroporto de Faro

A ligação da Linha do Algarve ao Aeroporto de Faro é, de resto, uma das obras que faz parte do Plano Nacional de Investimento 2030

Foto: Nuno Costa|Sul Informação

«Se ainda não começou, está para começar» o estudo da ligação ferroviária ao Aeroporto de Faro, garantiu, esta terça-feira, 15 de Junho, o ministro das Infraestruturas e Habitação. 

Pedro Nuno Santos marcou ontem presença na inauguração da nova base da Easyjet, no Aeroporto de Faro, onde foi questionado pelo Sul Informação sobre a ligação ferroviária à infraestrutura aeroportuária.

Este é um projeto há muito reivindicado na região, mas que nunca teve um luz verde para avançar.

Para Pedro Nuno Santos, tal deve-se «não só aos estudos ambientais», mas também «à viabilidade da própria ligação».

«Nós estamos a inverter um ciclo de abandono da ferrovia. Começámos a fazer esse trabalho, mas há muito mais a fazer. É preciso estudar a ligação ferroviária, tanto no Aeroporto de Faro, como no Francisco Sá Carneiro, no Porto. Esse trabalho, se ainda não começou, vai começar a ser feito», garantiu o governante.

A ligação da ferrovia ao aeroporto é, de resto, uma das obras que faz parte do Plano Nacional de Investimento (PNI) 2030. Segundo esse documento, o projeto deve avançar no período entre 2021 e 2026.

Ainda antes da divulgação deste documento, em 2019, já Carlos Fernandes, vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, tinha dito que esta ligação ia ser estudada, sendo um problema «essencialmente ambiental». 

Voltando à visita desta terça-feira, 15 de Junho, o ministro Pedro Nuno Santos também foi questionado sobre o papel da TAP no Aeroporto de Faro – e se a companhia portuguesa passaria a fazer voos diretos, a partir do Algarve, para outros destinos que não Lisboa.

O ministro respondeu que a TAP, «como companhia de bandeira que é, está-se a especializar no longo e médio curso».

 

 



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