São já 10 os homens sem documentos detidos após desembarque na costa de Aljezur

Homens detidos dizem residir em Espanha e estar em Portugal à procura de trabalho

Portinho do Forno, Carrapateira – Foto de arquivo

Foram já detidas 10 pessoas, todas sem documentos, depois de ontem, 17 de Junho, a Guarda Nacional Republicana (GNR) ter intercetado um grupo suspeito no portinho de pesca da Carrapateira, em Aljezur, avança a SIC Notícias.

Tinham sido já capturados, durante o dia de ontem, oito indivíduos do grupo. As outras duas pessoas, segundo o mesmo órgão de comunicação social, foram localizadas durante a noite, a vários quilómetros, perto de Vila do Bispo.

Os homens, de origem subsaariana e que não apresentam documentos, dizem residir na vizinha Espanha e estar em Portugal à procura de emprego.

Às autoridades, não terão explicado o que faziam com 100 jerricans de combustível no cais do portinho de pesca, nem qual seria a relação com a lancha rápida que estava ao largo.

Os detidos serão presentes ao Tribunal Judicial de Portimão, ficando a saber esta segunda-feira, 21 de Junho, quais as medidas judiciais a ser-lhes aplicadas.

A investigação permitirá apurar as circunstâncias deste desembarque de imigrantes ilegais.

Segundo a GNR, houve uma «denúncia de avistamento de uma embarcação junto à costa durante a madrugada».

No local, os militares viram «uma embarcação, com um número indeterminado de indivíduos», que começaram a fugir mal deram conta da presença da GNR.

A operação conta com o reforço de várias valências do Comando Territorial de Faro, da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) e com o apoio da Polícia Marítima (PM), da Polícia Judiciária (PJ) e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

 



Comentários

pub