Saiba como criar a sua assinatura eletrónica

Nos dias que correm, facilitar processos burocráticos é uma mais valia. Com as assinaturas digitais tudo se torna mais simples e rápido

Cada vez mais a tecnologia está presente nas nossas vidas. O que antes era burocrático e mais demorado, hoje é rápido e ágil. A verdade é que, com o trabalho remoto, as assinaturas eletrónicas têm tornado possível assinar e validar documentos de forma simples e eficaz, independentemente de onde as pessoas se encontrem.

As assinaturas eletrónicas são legais em Portugal?

Em Portugal, existem duas categorias de assinatura à distância: a simples e a avançada.

A assinatura simples inclui qualquer forma de símbolo ou processo eletrónico utilizado com a intenção de assinar. Já a assinatura avançada utiliza meios criptografados para validar a assinatura.

A boa notícia é que a maioria dos contratos podem ser assinados usando a assinatura eletrónica simples.

Isto inclui, por exemplo, contratos de compra e venda de bens móveis com empresas ou consumidores, contratos de prestações de serviços e de trabalho.

Como criar uma assinatura eletrónica simples:

Para criar a sua assinatura eletrónica simples, aconselhamos experimentar a ferramenta Assinar PDF da Smallpdf. Esta ferramenta permite que crie a sua assinatura ou solicite a assinatura de outra(s) pessoa(s).

Para utilizar a ferramenta, deve ter o seu documento em formato PDF. Se este não for o caso, pode sempre convertê-lo na plataforma deles. Em seguida, escolha o documento que precisa de assinar e faça o upload dele. Quando clica em “Sua assinatura”, pode escolher entre escrevê-la com o rato ou fazer upload de uma que tenha no seu dispositivo.

Se for necessário pedir a assinatura de outra(s) pessoa(s), clique em “Convidar os signatários”. A(s) pessoa(s) que selecionar serão depois notificadas por e-mail sobre o pedido de assinatura e você quando elas assinarem o seu documento.

Em que formato devo ter a minha assinatura?

O formato final da sua assinatura deve ser escolhido conforme as suas necessidades. Se o seu objetivo for assinar documentos ou colocar a sua assinatura em e-mails, aconselhamos que use o formato JPG. Por outro lado, se quiser armazenar ou partilhá-la, então o melhor seria o formato PDF.

 

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