“Restart Algarve Innovation” leva a reflexão sobre a retoma económica a Portimão

Serão promovidos dois workshops e uma mesa redonda

Uma “caravana” de empresários, empreendedores e representantes de diversas instituições públicas vai “estacionar” no auditório do Museu de Portimão no dia 21 de Junho, para participar no evento “Restart Algarve Innovation”, um roadshow autárquico para refletir sobre a retoma económica.

Esta é uma iniciativa da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), da Universidade do Algarve (UAlg-CRIA) e do Núcleo de Empresários da Região do Algarve (NERA), que está a percorrer os 16 concelhos algarvios desde 21 de Maio, para promover o empreendedorismo, a inovação e o espírito empresarial.

Este roadshow terá uma componente presencial, ainda que dirigida a «um número de participantes reduzido, entre 30 a 40 pessoas, no cumprimento das normas sanitárias em vigor» e será transmitido em direto nas redes sociais.

A estrutura deste evento «é a de um dia aberto, dividido em dois workshops com várias palestras», descreveu a Câmara de Portimão.

Da parte da manhã será promovido o workshop “Cria a Tua Empresa”, promovido pela ANJE, que «tem como público-alvo jovens, empreendedores e desempregados, e pretende estimular o interesse pela iniciativa empresarial, bem como facultar algumas ferramentas úteis no processo de criação do próprio emprego ou negócio».

Na sessão de abertura, marcada para as 10h00, intervirão Juan Pablo Correia (ANJE), Hugo Barros (UAlg), Marco Vieira (NERA) e Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão

Os oradores do workshop propriamente dito serão João Amaro, que representará a organização do evento, Vanessa Batista (Territórios Criativos/StartUp Portimão), Pedro Esteves (Link-a-Ring), Raquel Melo (Inboundware), Pedro Freixo (Capitão Nemo Algarve) e Pedro Palma (IEFP).

Durante a tarde, decorrerá a sessão  “Inovação, Internacionalização e Financiamento”, promovido pelo NERA, que se irá focar «na apresentação de boas práticas empresariais nestes domínios, bem como das áreas prioritárias de financiamento por fundos europeus previstas no Plano de Recuperação e Resiliência e no Programa Operacional do Algarve 2021 – 2027».

Este workshop «contempla ainda a apresentação do Concurso de Projetos Inovadores “Inova Algarve 2.0” e tem como público-alvo empresários e quadros de start-ups e empresas do concelho de Portimão», segundo a autarquia.

Da lista de oradores fazem parte Aquiles Marreiros (CCDR-Algarve) e Vera Gomez (IAPMEI), bem como os empresários Luís Silva (Tecnologias Imaginadas), Hugo Mariano (Salivitae) e Ricardo Sobral (Ricky Travel), que vão testemunhar sobre «projetos de inovação e internacionalizaçãoa».

Segue-se a mesa redonda “RX aos impactos da pandemia no concelho e desafios para o futuro”, que vai ao encontro de um dos objetivos complementares assumido pelos organizadores da iniciativa, o de «traçar um retrato socioeconómico do Algarve, que permita avaliar os impactos provocados pela atual pandemia e identificar estratégias de apoio à recuperação económica».

«Para tal, foram convidados especialistas e profissionais de diferentes áreas (social, cultural, política e económica) para debaterem, numa mesa redonda, o passado, o presente e o futuro do território», segundo a Câmara de Portimão.

Após a mesa redonda, haverá um período de debate e a sessão de encerramento, que será presidida pro Filipe Vital, vice-presidente da Câmara.

 

 



Comentários

pub