Rede InvestAlgarve debateu a Covid-19 e as dificuldades dos empresários algarvios

Já houve 55 mil empresários a pedir apoio ao Gabinete do Empreendedor da Região de Turismo do Algarve

A Covid-19 e as dificuldades enfrentadas pelos empresários algarvios foram os temas centrais de um encontro online dos parceiros da rede InvestAlgarve, no final da semana passada.

Este foi um momento de reflexão conjunta, que juntou 40 participantes, onde se discutiu o futuro do setor, mas que também serviu para se saber que já houve 55 mil empresários a recorrer ao Gabinete do Empreendedor da Região de Turismo do Algarve, desde o início da pandemia.

A ocasião também serviu para apresentar o Plano de Ação “Reativar o turismo, Construir o futuro”, uma tarefa que coube a Carlos Abade, do Turismo de Portugal.

Este documento é um «guião orientador para o relançamento do turismo pós Covid-19», destinado ao setor público e privado, que «pretende estimular a economia e a atividade turística» e tem como uma das principais metas alcançar os 27 mil milhões de euros em receitas turísticas em 2027.

Ainda nesta área, foi apresentado o Programa Regional de Ecoturismo, que já conta com um grupo de trabalho constituído pelo Turismo do Algarve, a AMAL, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e a Associação Almargem.

«O programa deverá, entre outras coisas, identificar, equipamentos, infraestruturas e instalações existentes que estejam aptos para o ecoturismo, bem como propor eco roteiros pelo património natural, cultural e histórico da região para passeios ou trilhos e ecopistas para a prática de desporto», segundo a AMAL.

Houve ainda tempo para falar do “1º Concurso de projectos empresariais inovadores – Inova Algarve 2.0”, que visa «premiar os melhores e mais inovadores projetos empresariais desenvolvidos por PME da região do Algarve».

Segundo Marco Vieira, da Associação Empresarial da Região do Algarve, o concurso já está aberto e as candidaturas podem ser feitas até 3 de Setembro. Informações sobre esta iniciativa pode ser consultada online.

A rede InvestAlgarve – Rede de Apoio ao Desenvolvimento Económico – é uma parceria regional, formalizada em 2015 e liderada pela AMAL. É constituída por cerca de 40 entidades públicas e privadas «que trabalham em conjunto para facilitar e estimular a iniciativa empresarial».

 

 



Comentários

pub