Processo de eletrificação da Linha do Algarve dá mais um passo

A ampliação da subestação de tração elétrica irá permitir a eletrificação do troço entre Tunes e Lagos

Estação de Tunes – Imagem de Arquivo

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso para a obra de ampliação da subestação de tração elétrica, em Tunes, uma empreitada de 1 milhão de euros associada ao projeto de eletrificação da Linha do Algarve.

A atual Subestação de tração elétrica (SST) de Tunes alimenta apenas o troço Tunes-Faro (já eletrificado). A ampliação desta SST irá permitir a eletrificação do troço entre Tunes e Lagos.

A intervenção será realizada em regime de conceção / construção e «inclui a realização dos projetos de execução, esquemas de montagem, de funcionamento, fornecimento de materiais, equipamentos, montagem e respetivos trabalhos de construção civil, e serviços e ensaios necessários ao correto funcionamento das instalações», segundo a IP.

A empreitada de eletrificação da Linha do Algarve atualmente em curso visa dotar os troços Tunes-Lagos e Faro-Vila Real de Santo António com sistema de tração elétrica (no sistema 25 kV – 50 Hz).

Para alimentação do troço entre Faro e Vila Real de Santo António será construída uma nova SST em Olhão, cujo concurso se encontra em fase de preparação para lançamento.

O projeto de eletrificação da Linha do Algarve está integrado no Ferrovia2020, o programa de modernização e requalificação da Rede Ferroviária Nacional.

 

 



Comentários

pub