Praias de Portimão têm novos ecopontos para mostrar que “Junto ao mar é bom reciclar”

EMARP vai promover campanha de sensibilização para a correta separação de resíduos

As praias de Portimão vão começar a época balnear com oitenta ecopontos novos e uma campanha de sensibilização que pretende alertar os veraneantes para a importância de continuar a separar os resíduos enquanto estão de férias na praia, no campo ou em qualquer outro lugar.

Durante o mês de Junho a Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) substituiu os antigos contentores por novos recipientes, de cores diferentes, «com o objetivo de facilitar a separação de materiais como o papel, vidro, plástico e indiferenciados, possibilitando assim desviar esses resíduos dos oceanos e aterros».

Além de dar condições aos veraneantes para separar corretamente os resíduos, a EMARP também vai lançar a campanha de sensibilização “Não há que enganar – Junto ao mar é bom reciclar”.

É que, como ilustra a empresa municipal portimonense, «face à quantidade de materiais que continuam a não ser reciclados, em particular as embalagens, é urgente não só acabar com o lixo largado indiscriminadamente nos areais, mas também alertar para a importância da correta deposição dos resíduos nos recipientes certos, uma vez que um resíduo indiferenciado depositado no contentor errado pode contaminar os materiais recicláveis impossibilitando a sua transformação e posterior reutilização».

«Para ajudar os veraneantes a utilizarem corretamente os ecopontos será efetuado um reforço de comunicação, junto à contentorização localizada nas zonas com maior afluência de pessoas, através da ativação de sinalética bilingue, em português e inglês, sob o mote “Não há que enganar”, com toda a informação acerca do que se deve e não se deve depositar», acrescentou a EMARP.

Também presente nas praias vai estar a equipa de limpeza urbana da EMARP, para assegurar «a remoção mecânica dos detritos na areia, a recolha dos resíduos e a limpeza manual do areal».

Nos últimos 3 anos foram recolhidos nas praias do município cerca de 2.460 toneladas de resíduos, entre os quais constam apenas 143,6 toneladas de recicláveis (vidro, plástico e papel), e enviados para o aterro 2.316 toneladas de materiais que não tiveram qualquer aproveitamento.

 

 



Comentários

pub