Praias de Castro Marim têm novos acessos, novas competências e zonas de não-fumadores

Serão criadas zonas de não fumadores em todas as concessões

A época balnear em Castro Marim começou no dia 1, com 11 apoios balneares em areais distinguidos com o galardão Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro, mas também com novos acessos, zonas de não fumadores e mais competências para a autarquia.

Assim, segundo nota da Câmara castromarinense, o passadiço de acesso direto ao areal da Praia da Verdelago, mais conhecida como Praia da Vala ou do Braço, e que ainda não classificada como água balnear, «está ainda em fase de conclusão, no âmbito da construção do novo passadiço da frente mar de Altura». Também por isso, o Município de Castro Marim decidiu encerrar temporariamente o parque de estacionamento que a serve.

A autarquia adianta que «a plena fruição do novo passadiço» deverá ter lugar até meados do mês de Junho, estando, porém, garantidos os acessos principais a todas as praias classificadas.

A Câmara alerta, por outro lado, «que o acesso a viaturas policiais e de emergência, existente a poente, deve estar livre e desimpedido», pelo que apela «a que não estacione no local».

Quanto à UB1 Praia da Alagoa (zona poente, no limite do concelho), «não tem ainda apoio balnear, pelo que é uma zona não vigiada».

Além disso, em todas as praias há «sinalética própria a relembrar as medidas de segurança, que passam pelo uso da máscara nos acessos, circulação pelas zonas assinaladas e respeito pela lotação prevista para cada praia».

Cada banhista, recorda a Câmara de Castro Marim, «poderá e deverá verificar o estado de ocupação das praias antes de se deslocar até lá, através da aplicação Info Praia, da Agência Portuguesa do Ambiente, ou através das beachcams.

Este ano foi lançado um repto para limitação de zonas de não fumadores a todos os concessionários, uma medida que se insere na política municipal de promoção da saúde e do bem-estar.

A maioria dos títulos atribuídos recentemente já tem prevista a disponibilização de equipamentos de apoio (cadeira anfíbia) a utentes de mobilidade reduzida, tendo assim sido alargada a oferta deste serviço no concelho de Castro Marim – Concessões do Graccer/Eurotel (Praia da Alagoa/Altura – UB3 e UB4), Pezinhos na Areia (Praia Verde – UB 2) e Licia (Praia do Cabeço, UB 2 poente).

Por último, o Município de Castro Marim anuncia que, durante a época balnear, promoverá várias atividades de educação ambiental, a anunciar previamente.

 
 
 



Comentários

pub