Portimão passa a eleger presidente da Câmara mais oito vereadores

Dados provisórios dos Censos 2021 também indicam aumento da população residente no concelho

Câmara Municipal de Portimão – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Portimão vai passar a eleger presidente da Câmara mais oito vereadores, em vez dos seis atuais, por ter ultrapassado os 50 mil eleitores registados.

Segundo o mapa com o número de eleitores inscritos no recenseamento eleitoral, publicado pela Administração Eleitoral da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna no Diário da República de 17 de Junho passado, Portimão tem, precisamente…50.003 eleitores registados.

Portimão junta-se assim aos Municípios de Loulé (o mais populoso, com 61.546 eleitores) e Faro (56.791 eleitores), os únicos que, no Algarve, estão neste patamar.

Em declarações ao Sul Informação, a presidente da Câmara Isilda Gomes sublinhou que Portimão foi mesmo «a única autarquia, a nível nacional, que mudou de patamar, o que muito nos orgulha, porque significa que o Município de Portimão é bom para as pessoas viverem, é atrativo».

A autarca acrescentou que também os dados provisórios dos Censos 2021 indicam «um aumento de alguns milhares de residentes, faltando pouco para chegarmos aos 60 mil habitantes».

Quanto à passagem de seis para oito vereadores, Isilda Gomes considera que «isto faz toda a diferença, porque, numa autarquia com o peso da nossa, com a dinâmica de Portimão e com o trabalho que todos temos aqui, já se sentia a necessidade de haver um reforço de membros do executivo. É que não é fácil dar conta da carga que cada um de nós tem».

As Eleições Autárquicas, cuja data ainda não foi marcada pelo Presidente da República, deverão ter lugar em Outubro próximo.

Conheça aqui o mapa com o número de eleitores inscritos no recenseamento eleitoral, em todo o país

 

 



Comentários

pub