Plano quer tornar turismo mais sustentável e com menos plástico até 2023

Lançado em Outubro do ano passado, o plano esteve em consulta pública, tendo recebido mais de 100 contributos

Ter, até 2023, 75% dos empreendimentos sem plásticos de uso único e com sistemas de eficiência energética e hídrica. Estas são duas das principais medidas do “Plano Turismo + Sustentável 20-23”, apresentado esta segunda-feira, 14 de Junho, nos Viveiros Monterosa, em Olhão, numa sessão em que Rita Marques defendeu que, «para termos um melhor planeta, temos de ter melhor turismo». 

No total, são 119 as ações que compõem este Plano, promovido pelo Turismo de Portugal, abrangendo «quatro eixos estratégicos: estruturar uma oferta cada vez mais sustentável, qualificar os agentes do setor, promover Portugal como um destino sustentável e monitorizar o desempenho do setor para a sustentabilidade».

Desde a criação de novos cursos, nas Escolas de Hotelaria e Turismo, dedicados a esta questão da sustentabilidade, passando pela publicação de guias de boas práticas e, ainda, por uma ferramenta, chamada “T+”, que vai ajudar a desenvolver planos de sustentabilidade, este Plano quer ajudar a colocar Portugal no topo do turismo sustentável.

 

Rita Marques com o padre Miguel Neto, diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Outra das metas a atingir é chegar aos 25.000 aderentes ao selo Clean & Safe e 30 mil profissionais formados, bem como outros 50 mil profissionais com formação nas áreas da sustentabilidade.

Lançado em Outubro do ano passado, o plano esteve em consulta pública, tendo recebido mais de 100 contributos.

Para Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, a «sustentabilidade é uma prioridade em muitos setores e o turismo tem de dar o exemplo».

«Temo-lo feito em vários domínios e, para termos um melhor planeta, temos de ter melhor turismo», reforçou, em declarações aos jornalistas.

Na opinião da governante, a pandemia de Covid-19 veio, «de alguma forma, reforçar a necessidade de irmos mais a fundo, com medidas concretas e objetivos mensuráveis, de modo a que daqui a três anos possamos fazer um balanço e concluir que Portugal está na linha de frente, sendo um dos destinos mais sustentáveis do mundo».

 

João Fernandes – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Nesta senda, João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), confessou estar «confiante de que este plano não será só um rol de intenções» porque a aposta «na sustentabilidade vem ao encontro dos objetivos da Organização Mundial do Turismo».

Atualmente, segundo este responsável, o Algarve até já está «acima da média nacional» no número de empreendimentos turísticos com sistemas de eficiência hídrica e energética.

De resto, a secretária de Estado do Turismo fez mesmo referência à escolha simbólica do Algarve para apresentar esta iniciativa.

«Teríamos muito boas regiões para apresentar este plano, mas estamos aqui no Algarve, destino de excelência. É importante mostrar que o turismo pode ainda ser mais e melhor no Algarve», concluiu.

Este plano, que conta com a parceria das Regiões de Turismo, bem como de associações empresariais, pode ser consultado na íntegra aqui.

 

 



Comentários

pub