Obra do Palácio Gama Lobo de Loulé candidata ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Prémio visa «distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências»

A intervenção realizada pela Câmara de Loulé no Palácio Gama Lobo, em Loulé, fazem parte da lista dos candidatos ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, na categoria de “Impacto Social”.

Este galardão é uma iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi, que visa «distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências», segundo a Câmara de Loulé.

O contributo para a qualificação das cidades e o seu impacto na comunidade, o sucesso medido pela aceitação pelo mercado, o impacto e valor social e a capacidade de induzir a mudança no tecido urbano são algumas das vertentes avaliadas.
A obra de reabilitação do Palácio Gama Lobo, inaugurada em 2019, resultou de um projeto do arquiteto Luis Guerreiro e foi executada pela construtora Costa&Carreira.

A intervenção «constitui um trabalho notável do ponto de vista da arquitetura, sobretudo pelo equilíbrio alcançado entre o respeito pelas pré-existências e a incorporação de novos materiais e de novos elementos».

«O processo de reabilitação do Palácio Gama Lobo seguiu por caminhos de interpretação, preservação e recuperação, não dando lugar a radicalismos. Pretendeu-se que a intervenção fosse suave, eliminando os excessos e adicionando cuidadosamente algumas contemporaneidades arquitetónicas e artísticas que marcassem com respeito a nossa época», descreveu a autarquia louletana.

Desta forma, as soluções construtivas «foram pouco intrusivas, datadas, contemporâneas e reversíveis sempre que possível, recorrendo à utilização de técnicas e materiais sustentáveis e ecológicos».

O Palácio Gama Lobo é um antigo edifício brasonado, «uma casa nobre que constitui um marco da arquitetura civil de Loulé e um elemento importante na sua expansão e desenvolvimento urbano na segunda metade do século XVIII».

Os trabalhos de reabilitação, que motivaram um investimento de 1,3 milhões de euros, com apoio de fundos comunitários, permitiram ali instalar a sede do projeto Loulé Criativo,  «um espaço destinado aos projetos do Turismo Criativo», mas também o ECOA – Espaço de Criatividade, Ofícios e Artes com as valências de residências e oficinas e o Loulé Design Lab.

«Zonas de coworking para designers e makers, oficinas de trabalho e oficinas de formação, espaço de biblioteca, espaço para palestras e reuniões, espaço de galeria visitável e uma loja são as áreas que se destacam neste edifício», disse ainda a autarquia.

Ainda não há data para a cerimónia de entrega dos prémios.

 



Comentários

pub