Maria José Oliveira mostra no Museu de Faro que “Estamos aqui porque voámos”

Esta exposição estará patente até 1 de Agosto

A exposição “Estamos aqui porque voámos”, de Maria José Oliveira, vai ser inaugurada no próximo sábado, 12 de Junho, às 18h00, no Museu Municipal de Faro. 

Depois da sua participação na recém-inaugurada exposição da Gulbenkian – “Tudo o que eu quero– Artistas Portuguesas de 1900 a 2020” -, Maria José Oliveira expõe agora no Museu Municipal de Faro, no âmbito do ciclo de arte contemporânea “Eklektikós”.

Nesta mostra, «Maria José Oliveira apresenta um conjunto de obras construídas a partir de objetos heterogéneos, marcados pela usura do tempo e carregados de poderosa energia simbólica que, associados à ideia darwiniana, convocam-nos à reflexão sobre a real dimensão humana», diz a associação Artadentro.

Maria José Oliveira (Lisboa, 1943), inicia o trabalho com cerâmica no final dos anos 60, com a aprendizagem da técnica de fornos de chão, com o mestre Albino — considerado o último oleiro arcaico em Portugal.

Entre 1973 e 1976, aprofunda o seu conhecimento deste material, com o Curso de Cerâmica do IADE. Em 1978/79, estuda escultura no Ar.Co. em Lisboa, onde, de 1991 a 1995, é professora convidada. Foi apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian para a execução de todo o trabalho necessário à exposição “Dimensões da Vida na Terra”, para o Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, em 1999.

Expõe regularmente desde 1982, em Portugal e no Estrangeiro. A sua obra integra prestigiadas coleções como a da Fundação Carmona e Costa, a da Fundação PT e a Fundação EDP.

Em 2017, realiza a importante retrospetiva “Maria José Oliveira 40 anos de Trabalho”, na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa.

Esta exposição estará patente até 1 de Agosto, podendo ser vista de terça-feira a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados e domingos, das 10h30 às 17h00.

 



Comentários

pub