Mais de 65% dos algarvios já têm pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19

Faltas nos centros de vacinação preocupam

Foto de Arquivo

65,8% da população algarvia já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, revelou, na sexta-feira, Paulo Morgado, presidente da Administração Regional da Saúde (ARS), em conferência de imprensa.

Segundo este responsável, até à meia noite de quinta-feira passada, foram vacinadas no Algarve 287.879 pessoas, sendo que 111.301 já têm a vacinação completa, o que representa 31% da população adulta residente.

Com a vacinação incompleta, ou seja, apenas com a primeira dose recebida, há 176.578 algarvios, o que equivale 49,19% da população.

Isto significa, explicou o presidente da ARS, que, «no Algarve, já receberam pelo menos uma dose 80,19% dos adultos com mais de 18 anos residentes e 65,8% do total da população».

Segundo Paulo Morgado, «falta vacinar pouco mais de 70 mil pessoas, para vacinarmos toda a população residente adulta».

Foto: Nuno Costa|Sul Informação

Apesar destes números, nem tudo está a correr bem no processo de vacinação, uma vez que, adiantou o presidente da ARS, há muita gente a faltar. «Chegamos a ter 50, 100 pessoas que, num centro de vacinação, confirmam a presença e depois faltam. É um constrangimento que tem acontecido. Estamos a vacinar pessoas em idade ativa e, por motivos vários, algumas acabam por não aparecer», explicou.

Também Jorge Botelho, secretário de Estado Coordenador do combate à pandemia no Algarve, mostrou «preocupação com a vacinação», mas garantiu que haverá «um reforço de agendamentos para vacinar mais pessoas. Será um esforço suplementar, para encontrar mais pessoas. Além disso, vamos abrir um período livre da parte da tarde. Havendo vacinas, temos de vacinar mais».

Este período livre da parte da tarde chama-se “casa aberta” e, adiantou Paulo Morgado”, desde sábado que está a funcionar «nos nossos centros de vacinação nos períodos da tarde. Todos os utentes com mais de 55 anos que ainda não foram vacinados, podem dirigir-se aos centros que estão abertos».

Esta semana «será iniciado o processo de vacinação da comunidade migrante. Vamos vacinar esta comunidade que é especialmente vulnerável», adiantou.

 

 



Comentários

pub