Loulé dedicou uma semana ao Ambiente

Festa termina amanhã, dia 9

Celebrar os valores naturais e sensibilizar a população para a importância da proteção do planeta são os objetivos das celebrações da Semana do Ambiente, em Loulé, que foram lançadas a 2 de Junho e terminam amanhã, dia 9.

Além do Dia Mundial do Ambiente, que se assinalou a 5 de Junho, esta iniciativa também assinalará o Dia dos Oceanos, que tem hoje lugar.

Esta manhã, está a decorrer na praia de Quarteira uma ação de voluntariado ambiental da remoção de chorão em parceria com a APA/ARH Algarve, que envolve os alunos do 3º ciclo das escolas EBI Prof. Sebastião Teixeira de Salir e EB2,3 S. Pedro do Mar de Quarteira.

Na cidade de Loulé, no âmbito do projeto “O Mar começa aqui”, da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, irá decorrer uma ação de pintura das sarjetas dentro do perímetro da Escola EB2,3 Engº Duarte Pacheco, em Loulé, bem como outras nas imediações da escola, com os alunos do 9º ano de escolaridade.

Amanhã, quarta-feira, dia 9 de Junho, o programa será encerrado com a assinatura de um protocolo entre a Câmara e o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas para aquisição e plantação de mais de 400.000 espécies nos próximos 5 anos, num terreno municipal situado na Lagoa de Momprolé, na freguesia de S. Sebastião.

«Foi também neste espaço que, em 2017, no âmbito da ação “Operação Montanha Verde”, uma parceria com o Zoomarine, foram plantadas 5 mil árvores», recordou a Câmara de Loulé.

Agora, com este acordo celebrado entre a autarquia e o ICNF, «pretende-se dar corpo à “Agenda de Sustentabilidade: Floresta, Biodiversidade e Desenvolvimento Rural do concelho de Loulé 2020-25” e cumprir a meta estabelecida em termos de plantações neste território».

Desde a passada quarta-feira, a Semana do Ambiente de Loulé motivou a realização de  iniciativas direcionadas «para a sensibilização da comunidade para a necessidade de proteger o planeta face às ameaças cada vez mais sérias das alterações climáticas e da sua destruição por ação da mão humana».

 

 

Desta forma, «muitas das iniciativas têm um caráter pedagógico e estão a decorrer junto das escolas».

Na primeira iniciativa do programa, que decorreu no dia 2, alunos do 5º ao 9º ano da Escola EBI Prof. Sebastião Teixeira de Salir foram “Apanhar o lixo” na Praia do Forte Novo, em Quarteira.

Na sexta-feira, dia 4, houve «criação de fornos escolares na Escola de Salir» e «a distribuição, em todas as escolas do concelho, das brochuras interpretativas “Encostas do Cadoiço” e “Campos de Lápias”, recentemente lançadas no âmbito do projeto Cadoiço e Megalapiás: Revelar o que já existe!”, coordenado pela Associação Almargem».

No Dia Mundial do Ambiente propriamente dito, assinalado no sábado, o programa consistiu numa ação de observação de aves na zona da futura Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal, dirigida a famílias e dinamizada pelo Centro Ambiental de Loulé.

“Sensibilização para os recursos naturais da Foz do Almargem e Trafal” foi o mote lançado nas redes sociais da autarquia e do Centro Ambiental.

«Ao longo do dia foi divulgado um vídeo dedicado ao CLIMAAT 100 – Uma história sobre Alterações Climáticas, com uma história pensada e passada no concelho. Baseada na peça de teatro e livro infantil “CLIMAAT 100”, a autora (Maria Adelaide Fonseca), leva-nos a viajar ao futuro, uma história com muitas peripécias, mas onde se pretende sobretudo alertar e informar sobre um assunto tão sério como é o das alterações climáticas, em especial os mais jovens, vigorosos embaixadores da mensagem ambiental, para ações que podem ajudar a diminuir os impactos e vulnerabilidades das ações climáticas», segundo a autarquia.

Também no sábado, o Município ofereceu aos clientes do Mercado Municipal sacos em pano com a inscrição “Loulé Adapta, porque o Ambiente merece o nosso melhor”.

A Assembleia Municipal de Loulé, por seu lado, promoveu na noite de dia 5, uma sessão extraordinária temática dedicada ao “Ambiente e às Alterações Climáticas”.

Em cima da mesa de debate esteve a monitorização ambiental e avaliação do funcionamento do aterro sanitário do Sotavento algarvio, bem como o Plano de Ação para a Sustentabilidade energética e climática do Concelho de Loulé.

Ontem, Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, acompanhado por elementos da Associação Almargem, esteve na Escola Secundária de Loulé para distribuir aos alunos as Brochuras Interpretativas “Encostas do Cadoiço” e “Campos de Lápias”.

No mesmo dia, foi assinado o “Compromisso Verde da Juventude”.

 

 



Comentários

pub