Loulé avança com testagem gratuita à população

«Estamos preocupados com o atual momento que exige medidas urgentes e efetivas», diz o presidente da Câmara

Os residentes no concelho de Loulé vão poder fazer um teste gratuito antigénio à Covid-19, por mês, ou no Estádio Algarve ou em Quarteira. Basta fazer um agendamento e esta é uma medida da Câmara Municipal devido à situação epidemiológica do concelho. 

No sentido de detetar precocemente novas infeções e reverter o aumento do número de casos de Covid-19 no concelho, a partir de dia 1 de Julho a Câmara Municipal vai também apoiar a testagem nas instituições particulares de solidariedade social via subsídio.

A testagem irá incluir todos os utentes das estruturas residenciais para idosos e lares residenciais, serviço de apoio domiciliário, centros de dia e centro de acolhimento temporário, fórum sócio ocupacional e centro de atividades ocupacionais na área da deficiência intelectual, totalizando 19 instituições.

«Também os funcionários e colaboradores destes equipamentos serão testados, nos mesmos moldes do que já tinha acontecido anteriormente, ou seja, por amostra: serão divididos em quatro grupos, procedendo-se à testagem de um grupo por semana, o que garantirá a testagem da totalidade dos funcionários de todas as instituições no final de cada mês, assim como o controlo semanal da situação de todos os lares», diz a Câmara de Loulé.

Por outro lado, a autarquia irá abrir os testes à comunidade de forma a poder alcançar um maior número de pessoas rastreadas.

Se o resultado for positivo para a Covid-19, a pessoa deverá contatar a Linha SNS24 ou a entidade que fornece o serviço de testagem para que seja efetuado o devido teste PCR.

Numa altura em que Loulé está já na linha vermelha correspondente aos municípios de risco elevado de infeção (com mais de 120 casos por 100.000 habitantes), o autarca Vítor Aleixo sublinha a importância da vacinação e da testagem para enfrentar esta situação epidemiológica que põe em causa tanto a segurança sanitária da população, como também a retoma da atividade económica.

«Estamos preocupados com o atual momento que exige medidas urgentes e efetivas para pudermos voltar à normalidade no nosso dia a dia. Só identificando os casos, se conseguem quebrar as cadeias de transmissão, o que se torna mais relevante numa altura em que circulam estirpes mais transmissíveis do vírus», frisa Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé

 

 



Comentários

pub