Lagoa avança com campanha de testagem gratuita à Covid-19 nas farmácias

Esta iniciativa resulta de um investimento de cerca de 160 mil euros

A Câmara de Lagoa vai começar esta segunda-feira, 14 de Junho, uma campanha de testagem gratuita à população à Covid-19, em farmácias no concelho. 

Em nota de imprensa, a autarquia explica que celebrou, durante o mês de Maio, «um protocolo de colaboração com a Associação Nacional de Farmácias que permitirá à população, independentemente da idade, e aos funcionários da autarquia realizar, gratuitamente, dois testes à SARS-CoV-2, nas farmácias do concelho, que para já aderiram a esta campanha».

A realização dos testes dispensa receita médica: quem optar por realizar os dois testes, estes terão de ter, no mínimo, um intervalo de 14 dias, entre eles.

Fora da possibilidade de serem testados ficam os munícipes ou funcionários que testaram positivo à Covid-19 nos últimos 90 dias.

Neste momento, já aderiram à campanha a Farmácia Lagoa e a Farmácia José Maceta, ambas em Lagoa, e a Farmácia de Ferragudo. A realização dos testes obriga a marcação prévia através dos contatos telefónicos das respetivas farmácias.

A testagem é feita segundo um conceito de proximidade aos utentes, por profissionais da rede de farmácias, que, no caso de haver registos positivos, imediatamente os reportam no SINAVE, sistema gerido pelo Ministério da Saúde.

«Não se trata de testar em massa, mas sim de dar oportunidade, aos munícipes e funcionários da autarquia, de testarem gratuitamente, quando assim o entenderem, contribuindo dessa forma para a campanha “Lagoa, Segura de Si” e para o aumento da confiança entre a população», afirma Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.

A lista das farmácias aderentes poderá sofrer alterações, com a adesão de mais farmácias do concelho, e pode ser consultada nos sites da Câmara Municipal de Lagoa e da Associação Nacional de Farmácias.

Esta iniciativa resulta de um investimento de cerca de 160 mil euros.

 

Contactos telefónicos – Farmácias Aderentes

Farmácia Lagoa – 282 352 137
Farmácia José Maceta – 282 342 678
Farmácia de Ferragudo – 282 461 232

Comentários

pub