Investigadora da UAlg Joanna Gonçalves vence prémio Ocean Award da Fundação Mirpuri

Investigadora recebeu o título “The Mirpuri Foundation Ocean Award of the Year 2021” e um prémio monetário de cinco mil euros

Joanna Melissa Gonçalves, investigadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve (UAlg), venceu o prémio Ocean Award da Fundação Mirpuri.

O anúncio foi feito no sábado, dia 5 de Junho, durante o encerramento do Troféu Anual de Vela que tele lugar no Clube Naval de Cascais.

A investigadora, a frequentar o primeiro ano de doutoramento, concorreu com o projeto “EMERGING: Environmental Mixtures of Emerging contaminants Repercussions on Gonads and Impact on Next Generations“.

Joanna Gonçalves recebeu o título “The Mirpuri Foundation Ocean Award of the Year 2021”, um prémio monetário de cinco mil euros, «bem como o reconhecimento internacional da sua contribuição para um mundo melhor», segundo a UAlg.

Este é um prémio internacional de sustentabilidade, que tem como objetivo reconhecer e valorizar a excelência na comunidade científica, premiando os projetos mais inovadores que tenham um impacto positivo na saúde dos oceanos.

«Este reconhecimento global não só me ajudará a ganhar mais visibilidade como bióloga marinha, mas também a abrir novos caminhos e possíveis contactos com outros cientistas conhecidos mundialmente», disse Joanna Gonçalves.

O seu projeto de doutoramento resulta de uma paixão que nasceu no mestrado, tendo a reprodução como temática central.

Na opinião da investigadora, «deveríamos estudar a reprodução mais profundamente, pois sem esta função não há gerações futuras, pondo em risco a saúde do nosso oceano», acrescentou.

Com os resultados que pretende obter, Joanna Gonçalves espera poder «dar o seu contributo para projetos internacionais em prol de melhores soluções que contribuam para a saúde do Oceano», concluiu.

 



Comentários

pub