Grupo “Tapete Mágico” comemora 25 anos de Teatro com encontro de antigos membros

Pequena cerimónia vai ser no espaço exterior da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)

O clube de teatro “Tapete Mágico” completa 25 anos de cidadania artística e vai comemorar com uma pequena cerimónia, no dia 12 de Junho, às 18h30, no espaço exterior da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, com a presença de 25 alunos que integraram o projeto ao longo dos últimos anos.

O grupo começou a dar os primeiros passos em 1996 quando 20 alunos pisaram, pela primeira vez, o palco do Teatro Lethes. O espetáculo, a partir de um tema proposto pelos alunos, foi concretizado através da escrita do texto pela professora Ana Cristina Oliveira.

A partir daí, o clube nunca mais parou. Foram os membros que deram o nome ao grupo, através da metáfora da viagem que uma personagem experimenta quando abraça o universo mágico.

«O palco é um “Tapete Mágico” que nos transporta a uma outra dimensão psicológica e espaço temporal. Em cima dele, podemos ser quem quisermos, onde nos apetecer, no tempo que escolhermos», diz o grupo de teatro.

Ao longo destes 25 anos, o grupo abordou inúmeros temas nas suas peças, sempre numa perspetiva crítica de educação para uma cidadania ativa e responsável.

Neste ano letivo, os alunos propuseram-se a trabalhar o medo, a ansiedade e a angústia. Foi através da peça Passageiros do Sonho, escrita por Ana Cristina Oliveira e encenada por António Gambóias, que o grupo se dedicou a representar estes temas, «porque o sonho será sempre a mais eficaz resposta ao medo», conclui o grupo “Tapete Mágico”.

 

 



Comentários

pub