Figo Lampo apresenta “Estórias no Ambiente” em Loulé

As “Estórias no Ambiente” são três narrativas que servem como pretexto para cruzar oralidade e património com paisagem e salvaguarda ambiental

A associação Figo Lampo vai apresentar o projeto “Estórias no Ambiente” no próximo sábado, 12 de Junho, a partir das 18h00, no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé.

As “Estórias no Ambiente” são três narrativas que servem como pretexto para cruzar oralidade e património com paisagem e salvaguarda ambiental.

A primeira estória foi filmada na Fonte Benémola e intitula-se «Vestido feito de água», adaptação do conto homónimo e original de Maria Adelaide Fonseca. Da temática da água para a do ciclo da semente, a segunda estória, «Aventuras de bolota», é contada junto a uma azinheira centenária no Sítio da Arrancada, numa adaptação do conto original «O Jaime e as bolotas» de Tim Bowley e Inés Vilp.

Sob o tema da biodiversidade, a última estória, «A águia-cobreira e a cobra-rateira», é uma adaptação do conto tradicional «A raposa e o mocho». Teve como palco, o Cerro dos Negros.

«A importância da preservação da biodiversidade nas zonas protegidas do concelho de Loulé, como é o caso de Querença, será a pedra de toque de toda a sessão, pautada por intervenções da autora do projeto Verónica Guerreiro e da escritora e narradora Maria Adelaide Fonseca», diz a Figo Lampo.

O evento contará ainda com a participação da bióloga Patrícia Ramalho, uma das técnicas da Câmara Municipal de Loulé que dá apoio à gestão das Paisagens Protegidas Locais da Rocha da Pena e da Fonte Benémola.

A sessão tem entrada livre, mediante marcação prévia através do e-mail [email protected].

O uso de máscara é obrigatório, cumprindo as regras da Direção-Geral da Saúde.

 

Comentários

pub