Fartoon leva humor em desenhos ao Mar Shopping Algarve

A exposição poderá ser visitada no espaço em frente à Mango

A edição deste ano do Fartoon – Mostra de Cartoons de Faro vai poder ser visitada, de 5 de Julho a 1 de Agosto, no centro comercial Mar Shopping Algarve.

Este ano, a mostra internacional organizada pela Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro teve a maior adesão de sempre e expõe 65 trabalhos finalistas, que participaram com cartoons inspirados no tema “O Coronavírus e seus efeitos no relacionamento com o ambiente e sociedade”.

A exposição poderá ser visitada no espaço em frente à Mango.

Entre os cartoons finalistas encontram-se trabalhos de dois artistas portugueses (Lúcia Cristóvão e Pedro Ferreira), além de cartoons provenientes de países como a Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Indonésia, Iraque, Sérvia ou Turquia, entre outros.

Os 65 cartoons finalistas que integram esta edição foram escolhidos de entre 271 trabalhos, oriundos de 26 países. Esta foi a maior participação de sempre no Fartoon, que ano após ano tem continuado a obter maiores níveis de adesão internacional.

O tema deste ano, “O Coronavírus e seus efeitos no relacionamento com o ambiente e sociedade” foi escolhido com base no momento excecional que vivemos, no qual, segundo a organização da FARO 1540, nos vimos «obrigados a reajustar o nosso modo de vida e a coabitar com a ansiedade diária despoletada por um mar de incertezas causadas pela pandemia».

O objetivo da Faro 1540 foi lançar aos participantes o desafio de explorar as repercussões e os impactos sociais, económicos, políticos, culturais e ambientais que podem resultar da pandemia. Ainda que o impacto real do coronavírus esteja ainda por definir e interpretar, algo que poderá levar vários anos, o objetivo passava também por ponderar sobre o tipo de sociedade que pode emergir deste novo contexto global.

«A arte é uma das formas de observar a realidade de cada época e os cartoons assumem um formato que tem, desde sempre, analisado os desafios sociais das comunidades. É neste contexto que estamos contentes por dar continuidade a esta colaboração e receber novamente mais uma edição do Fartoon», destaca Ana Antunes, diretora do MAR Shopping Algarve.

 



Comentários

pub