Faro reforça reflorestação nas suas zonas verdes com mais 375 árvores

Este será um investimento do município de Faro em mais de 39 mil euros

Mais 375 árvores vão reforçar os trabalhos de reflorestação que estão a ser levados a cabo nas zonas verdes de Faro, tendo a Câmara Municipal adjudicado o fornecimento destas plantas esta segunda-feira, 7 de Junho.

O contrato, celebrado com a empresa Viveiros do Cardeal, pelo valor de 39.617,50 euros, vai contemplar o fornecimento de 100 lodões (celtis australis), 20 jacarandás (jacaranda mimosifolia), 75 olaias (cercis siliquastrum), 50 ameixeiras do jardim (prunus cerasifera var. pissardii), 70 extremosas (lagerstroemia indica), 40 tipuanas (tipuana tipu) e ainda 20 laranjeiras azedas (citrus aurantium).

«Estas espécies foram escolhidas em função das características técnicas apresentadas, de modo a que a sua integração no meio urbano se faça harmoniosamente, sem dificultar a circulação e a mobilidade pedonal» diz a autarquia farense.

Outro aspeto tido em conta foi o sistema radicular das espécies, o que levou o município a procurar árvores cujas raízes não provoquem danos nos pavimentos, muros e mobiliário urbano circundante, em respeito pelas características de cada zona do concelho.

Os trabalhos vão iniciar-se nas próximas semanas, cumprindo os calendários previstos, com a plantação das 357 árvores nas zonas onde existem caldeiras vazias e cepas de tronco.

Serão substituídos assim «todos os exemplares que se perderam nos últimos anos», ao mesmo tempo que serão substituídas todas as árvores que estejam em declínio ou mal formadas, que sejam potenciais pontos de risco para pessoas e bens ou que sejam obstáculos à mobilidade, conforme levantamento feito pela Divisão de Ambiente da Câmara Municipal.

A Câmara de Faro diz que este investimento se insere no seu «esforço contínuo» de reflorestação do concelho, para o qual «foram já adquiridas mais de mil árvores nos últimos três anos».

 



Comentários

pub