Faro recorre a empréstimo para construir nova escola e concluir a Av. Mário Lyster Franco

Proposta ainda terá de ser aprovada pela Assembleia Municipal

A Câmara de Faro quer pedir um empréstimo de perto de 5,9 milhões para avançar com as obras de construção da Escola EB1 Afonso III e de conclusão da Avenida Mário Lyster Franco.

A contração de um empréstimo ao Banco BPI, que, segundo a autarquia, é a solução «economicamente mais vantajosa» para financiar a operação, foi aprovada em Reunião de Câmara na segunda-feira, dia 21 de Junho.

A proposta segue agora para discussão e autorização prévia da Assembleia Municipal, tendo em conta que o montante a contratualizar «ultrapassa os 10 por cento do total previsto para investimento no orçamento do corrente ano».

Uma das intervenções estruturantes previstas é a construção da EB1 D. Afonso III, «que irá contemplar três salas do pré-escolar e oito salas do 1º ciclo e corresponde a mais um esforço da autarquia para modernizar e alargar a oferta educativa no ensino básico e pré-primário», num investimento estimado em cerca de 2,6 milhões de euros.

O outro grande investimento previsto é a conclusão da Avenida Mário Lyster Franco, na zona da Lejana, «intervenção que vai garantir uma melhoria significativa das acessibilidades e fluidez nas vias de comunicação da cidade de Faro e que se integra no grande projeto municipal de ligação rodoviária exterior, designado por 3ª circular».

Esta empreitada está avaliada em 2.438.000 euros, «a que acresce o valor de 870.781 euros para aquisição dos terrenos necessários para a conclusão da avenida».

 

 



Comentários

pub