Faro inaugurou Parque de Campismo «agora com todas as condições»

18 anos depois de ter encerrado ao público, a Praia de Faro volta, a partir de segunda-feira, dia 28, a poder receber quem quiser.

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

O renovado Parque de Campismo Municipal da Praia de Faro foi inaugurado este sábado, 26 de Junho, devolvendo este emblemático espaço, «agora com todas as condições, à comunidade». 

18 anos depois de ter encerrado ao público, a Praia de Faro volta, a partir de segunda-feira, dia 28, a poder receber quem quiser. A inauguração simbólica aconteceu antes, este sábado, com a presença do presidente da Câmara de Faro.

Aos jornalistas, Rogério Bacalhau realçou que o espaço tem «todas as condições, é digno, e possui uma localização fenomenal, com o mar a Sul e a Ria a Norte».

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Mas, para chegar ao dia da inauguração, foi preciso enfrentar vários contratempos.

O antigo parque de campismo encerrou ao público em 2003, continuando aquele terreno municipal a ser ocupado por quem já lá estava e passando, em 2010, para a gestão de uma associação de direito privado, através de um contrato de comodato com a autarquia – que até então custeava todas as despesas inerentes àquela instalação.

O Parque de Campismo da Praia de Faro voltou para as “mãos” da Câmara Municipal, em Novembro de 2019, após várias lutas jurídicas, que só, a partir daí, pôde começar com as obras.

Mesmo agora, com o renovado espaço já inaugurado, as dificuldades (de outra ordem) ainda continuam.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«Este parque já devia estar a funcionar, mas fruto da pandemia, a obra atrasou», referiu o Rogério Bacalhau. Uma das questões também «ainda a melhorar» é o sombreamento da área de campismo.

Foram plantadas cerca de 100 árvores de pequeno porte, mas a autarquia está a estudar a colocação de pérgolas de madeira para fazer sombra.

O parque, que tem uma área total de 20.372 metros quadrados e capacidade para 689 pessoas, tem cerca de 200 lotes destinados ao acampamento/tendas (575 pessoas) e 24 lotes destinados ao caravanismo (114 pessoas).

Ainda assim, devido à pandemia, o presidente da Câmara de Faro explicou que o Parque, que também tem balneários e uma zona de jogos, não funcionará «com a lotação máxima».

«Havia muita gente a aguardar que o parque abrisse, mas estamos a pensar em funcionar, por enquanto, com um terço da lotação. É uma gestão que vamos fazendo, em função da realidade», disse.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

O espaço já tem, entretanto, uma regulamento aprovado que prevê que a receção do Parque de Campismo da Praia de Faro funcione durante todo o ano, entre 16 de Setembro e 15 de Junho, das 8h00 às 20h00 e, entre 16 de Junho e 15 de Setembro, das 8h30 às 22h30.

De resto, o período de estadia dos utentes não poderá ser superior a 15 dias seguidos. A ideia é permitir a rotatividade dos utentes porque, considerou Rogério Bacalhau, «não vamos voltar a antigamente».

É que, para o autarca, que dirigiu uma «palavra de apreço às pessoas que estavam aqui, souberam compreender a situação e sair», o novo parque de campismo é também «um equipamento turístico, agora à disposição de todos».

 

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 

 



Comentários

pub