Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão sensibiliza comunidade sobre presença feminina no setor

«Há alguma disparidade de números em diferentes setores, sobretudo nas áreas de liderança»

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão desenvolveu, ao longo deste ano letivo, um projeto para sensibilizar a comunidade escolar para a importância da empregabilidade no feminino no setor do turismo. Este projeto culminou com uma palestra na Universidade do Algarve.

«Este projeto integrador teve como principais premissas reconhecer e valorizar a importância da mulher no setor do turismo, contribuir para melhorar a diversidade de género no trabalho, consciencializar para a igualdade de oportunidades para a liderança, prevenir desigualdades/ formas de discriminação, promover o empoderamento das mulheres e apelar à igualdade de género», explica a EHT de Portimão.

As atividades promovidas desenvolveram-se no âmbito das disciplinas de Português, Matemática e disciplinas da área do turismo, contando com a participação dos alunos dos 1º e 2º anos das turmas de Técnico(a) de Cozinha e Pastelaria e Técnico(a) de Restaurante Bar.

Numa primeira fase, e como ponto de partida do projeto, foi criado um questionário sobre o assunto, que foi enviado a algumas unidades hoteleiras situadas na área de intervenção geográfica da EHT Portimão, para recolha de dados.

O principal objetivo deste pequeno estudo prendia-se com a recolha das percentagens de trabalhadores do sexo feminino em cada setor da hotelaria, as principais competências profissionais associadas às mulheres e as suas dificuldades mais notórias.

Embora a amostra fosse muito reduzida, já que muitas unidades hoteleiras estavam encerradas devido à situação pandémica, «constatou-se que há alguma disparidade de números em diferentes setores, sobretudo nas áreas de liderança».

No decorrer do segundo semestre, foi promovido um webinar, em que a oradora convidada foi Patrícia Correia, diretora geral do Monte Santo Resort, formadora da EHT Portimão e delegada regional da ADHP.

Nesta sessão, a convidada partilhou vários momentos do seu percurso profissional, abordou algumas das dificuldades que sentiu durante o mesmo, apresentou estratégias para superar as adversidades e, partilhou ainda com os presentes, algumas das suas conquistas e alguns dos valores mais importantes para se vingar no mundo da hotelaria e do turismo.

Na sequência deste conjunto de atividades, foi desenvolvida uma campanha para as redes sociais da EHT Portimão, que teve como objetivo inspirar e sensibilizar a comunidade para esta temática e para as possíveis saídas profissionais que uma estudante dos cursos desta instituição poderá abraçar após concluir a sua formação.

 

Devido a esta campanha, a convite de Joaquim Pinto Contreiras, professor e subdiretor de Curso do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos da Universidade do Algarve, a professora Ana Ruas e a formadora Daniela Silvestre, que é também ex-aluna da EHT Portimão, dinamizaram, no passado dia 18, uma palestra na UAlg para os alunos do 1º ano daquele mestrado.

«Verifica-se por todo o mundo a necessidade de lutar contra as consequências dos preconceitos associados à desigualdade de género. Consequentemente, tem sido abordado o tema por todo o lado, das mais variadas formas, com o intuito de minorar as consequências desta questão. Dada a sua importância, o Turismo de Portugal considerou que este tema deve ser abordado desde cedo na sua rede de escolas. Na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, pretendemos dar continuidade ao projeto nos próximos anos letivos com mais webinars com oradoras influentes, ciclos de conversas/ tertúlias, visitas a empreendimentos liderados por mulheres, etc», conclui Ana Ruas, mentora do Projeto Pedagógico da EHT Portimão e focal point deste projeto integrador.

 

As candidaturas à Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão estão abertas até ao próximo dia 20 de Julho e podem ser feitas aqui.

 



Comentários

pub