Empresa Águas do Algarve coopera com programa Escola Azul

Teresa Fernandes destaca o trabalho da empresa, não só nas áreas que lhe competem, como na Educação Ambiental

A empresa Águas do Algarve acaba de assinar um Protocolo de Cooperação com a Escola Azul, um programa educativo do Ministério do Mar, desenvolvido na Direção-Geral de Política do Mar, que tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.

Este programa distingue e orienta as escolas que trabalham em temas ligados ao mar, criando uma comunidade que aproxima escolas, setor do mar, indústria, municípios, ONG, universidades e outras entidades com papel ativo em Literacia do Oceano.

Procura-se estimular a comunidade escolar a compreender a influência do Oceano em nós e a nossa influência no Oceano, motivando as escolas a trabalhar o Oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical, sem se restringir ao contexto de sala de aula, e com reflexo a nível social, quer a partir do envolvimento das comunidades locais, quer na participação de diferentes parceiros.

O programa Escola Azul integra ainda ações de educação marinha multidisciplinares numa rede de parceiros diversificada dirigida às Escolas Azuis.

Através de uma aprendizagem transversal, inovadora e criativa, uma Escola Azul promove o desenvolvimento de espírito crítico e de iniciativa nos alunos e incentiva-os a traduzir os seus conhecimentos em mudanças de atitude efetivas na sua relação com o Oceano.

A Águas do Algarve afirma contribuir «diariamente para a proteção dos recursos naturais e preservação da biodiversidade dos ecossistemas da nossa região».

Teresa Fernandes, porta voz da empresa, salienta que «exemplo disso são também os vários projetos que desenvolvemos em parceria com várias entidades nacionais e internacionais, em toda a cadeia de valor, desde a captação, tratamento, adução e armazenamento de água até à recolha, transporte, tratamento, reutilização e descarga final do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento do Algarve».

Aquela responsável acrescenta que as Águas do Algarve promovem ainda «a realização ações de Educação Ambiental durante todo o ano (Concursos de Fotografia, Projeto anual Agua Jovem, Congresso Internacional Desafios da Água, Ações de sensibilização das escolas, desenvolvimento de plataformas digitais de educação ambiental…entre muitos outros)».

 
 
 



Comentários

pub